Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto da UFTM visa à orientação contra tabagismo em escola municipal

Projeto da UFTM visa à orientação contra tabagismo em escola municipal

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 09h51

No dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, alunos do curso de medicina da UFTM visitarão a Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, em Uberaba, para realização do primeiro evento do projeto de extensão universitária “Prevenção ao tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos nas escolas municipais de Uberaba: uma proposta de implementação local do programa Education Against Tobacco - Brazil".

O projeto tem o objetivo de atuar no controle e prevenção primária do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos de escolas municipais de Uberaba, por meio da implementação da rede Education Against Tobacco-Brazil (EAT-Brazil) com ações educativas realizadas pelos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A rede EAT foi fundada por um estudante alemão de Medicina, Titus J. Brinker, em janeiro de 2012.  Ele desenvolveu um conceito próprio, baseado em pesquisas, para uma rede multinacional de promoção de prevenção e interrupção do uso do tabaco, com uma abordagem múltipla por todo o mundo. A rede se espalhou por diversos países. O programa EAT no Brasil é coordenado pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Na primeira ação a ser realizada na escola uberabense, os acadêmicos extensionistas irão adaptar os materiais da rede EAT-Brazil à realidade local em que promoverão ações para desestimular o consumo de tabaco na adolescência. A programação incluirá palestras a respeito dos riscos provenientes do tabagismo e uso do software Smokerface com o público-alvo, permitindo uma projeção fotográfica instantânea da aparência física do estudante caso ele fumasse, entre outras atividades. De acordo com a disponibilidade das escolas e dos estudantes envolvidos, os integrantes do projeto pretendem realizar intervenções semanalmente nas escolas municipais Adolfo Bezerra de Menezes e Urbana Frei Eugênio.

Para a professora Maria Helena de Castro Silva, coordenadora do projeto, o tabagismo é o fator de risco com maior possibilidade de prevenção e controle em saúde e, por isso, precisa ter a máxima atenção. “Apesar da implementação de várias ações educativas, legislativas e econômicas de combate ao tabagismo no Brasil, os adolescentes brasileiros continuam vulneráveis à experimentação do cigarro e aos agravos decorrentes do hábito de fumar. Neste projeto, teremos a oportunidade de atuar como ferramenta de educação, orientação e informação aos adolescentes sobre malefícios do tabaco. Com certeza, será uma experiência gratificante por estarmos contribuindo com o controle do tabagismo em nossa cidade”, concluiu.