Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Assessor de Cooperação Internacional da França no MEC visita a UFTM
internacionalização

Assessor de Cooperação Internacional da França no MEC visita a UFTM

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 05h20

Vincent Nedelec, assessor técnico internacional de cooperação universitária do MEC, visitou ontem a UFTM para conhecer a Instituição, as demandas da Universidade em relação à cooperação internacional com a França, os dispositivos de intercâmbio e de parceria com universidades francesas que já existem e, a partir de então, estudar um apoio para ampliar as relações com a França.

O cargo de Vincent foi criado por demanda do governo federal brasileiro em 2015 para ajudar na cooperação franco-brasileira. Ele é funcionário do Ministério das Relações Exteriores da França cedido ao Ministério da Educação do Brasil, que atua principalmente na Secretaria de Educação Superior – Sesu e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes para ajudar na cooperação das instituições brasileiras com a França.

Vincent foi recebido pelo professor Wendell Meira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM, que o levou para conhecer laboratórios dos cursos de engenharia. Em seguida, eles se reuniram com professores representantes dos cursos da área de ciências exatas na Unidade I da UFTM, na Univerdecidade. Entre os temas discutidos, falaram sobre os programas de parcerias universitárias Brafitec e Brafagri.

Reunião com professores de engenharia na unidade I da UFTM, na Univerdecidade
Reunião com professores de engenharia na Unidade I da UFTM, na Univerdecidade

À tarde, a primeira reunião foi com o vice-reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, na reitoria, para apresentação da gestão da UFTM. Após, Vincent reuniu-se com as coordenações do Núcleo de Língua - Nucli e do Programa de Mestrado em Educação da UFTM. De acordo com o professor Wendell, um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de incluir curso gratuito da língua francesa na Instituição por meio do programa Idiomas sem Fronteiras - Francês (IsF-Frances), da vinda de um leitor francês ou de cooperação com universidades francesas.

Reunião com o vice-reitor Luiz Fernando na reitoria da UFTM

Vincent destacou a importância de se intensificar e ampliar as parcerias entre as universidades brasileiras e francesas. “Apesar da dificuldade enfrentada pelo Brasil nos últimos anos, a França continuou atuando no país, dando a mão para os parceiros. Nenhum dos programas com a França foi cancelado durante essa fase crítica. A França demonstrou claramente o interesse em continuar a parceria. E eu acho que essa vontade é recíproca porque o Brasil também demonstra interesse em continuar a trabalhar com a França”, concluiu.

Fotos: Edmundo Gomide e Elioenai Amuy/UFTM