Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participará de Grupo de Trabalho para Desenvolvimento de Tecnologia de Radiações em Uberaba
Desenvolvimento

Publicado: Domingo, 21 de Maio de 2017, 17h49

Realizado na última sexta-feira, 19, pelo Parque Tecnológico de Uberaba, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o workshop “Tecnologia de Radiações em Uberaba” reuniu representantes do governo, universidade e empresas da cidade para discutirem a viabilidade da criação de um Centro de Tecnologia de Radiações – Centry no município. No local, foi assinado um protocolo de intenções com a formação de um grupo de trabalho que estudará a implantação de um Programa de Desenvolvimento de Tecnologia de Radiações na cidade, a UFTM participará do grupo.

Documento foi assinado pelo vice-reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo
Protocolo de intenções foi assinado pelo vice-reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo (Foto: Natália Melo/PMU)

O uso de radiação é diversificado podendo ser aplicado em medicamentos, no uso hospitalar ou mesmo em produtos que precisem de esterilização. O Centro de Tecnologia de Radiações visa à pesquisa de desenvolvimento regional de inovação e aplicação tecnológica.

No evento, o professor Márcio Tadeu Pereira, representante do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) da UFMG, apresentou a palestra "Tecnologia de Radiações: aplicações e soluções - Radiofármacos e Irradiadores de Alimentos". Durante sua explanação, foi destacado o quanto o projeto tem potencial para ser desenvolvido em Uberaba. O palestrante ainda destacou que o trabalho desenvolvido no Centry poderia atender a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, o Sul de Goiás e a região de São José do Rio Preto, com grande perspectiva de expansão. Também foi destacado o potencial que a cidade tem de mão de obra, com todas as universidades e instituições de ensino locais.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, representantes de instituições como a Epamig, Embrapa, Aciu, Fazu, Uniube, Hospital Helio Angotti, IFTM, Sebrae, Fiemg e empresários.

*Com informações da Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Uberaba