Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Biotério Central da UFTM será reinaugurado
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Biotério Central da UFTM será reinaugurado

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2017, 11h59

A partir do dia 24 de maio, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM contará com novidades no campo da pesquisa e ensino. Após um período de reforma e reestruturação, será reinaugurado o Biotério Central, unidade onde são criados e mantidos animais vivos (ratos e camundongos) destinados à pesquisa científica e ensino. O trabalho de reestruturação do local foi iniciado em 2015 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG e Prefeitura da UFTM, e visava atender a uma demanda institucional e normas de instituições fiscalizadoras. Ao todo, foram investidos R$ 278.515,94 nas obras de ampliação e reestruturação.

De acordo com o professor Carlo José Freire de Oliveira, um dos idealizadores da proposta de reestruturação, a construção de um Biotério capaz de produzir as espécies animais de experimentação em condições padronizadas para atender às necessidades de pesquisa e ensino é uma demanda antiga na instituição. “No passado, foi construído o prédio com as especificações desejadas para a criação de animais, no entanto, por motivos variados o Biotério nunca foi implementado a contento. Após esse período, os espaços do prédio foram sendo utilizados de maneira isolada por pesquisadores de maneira que o Biotério Central nunca apresentou uma configuração de criação de animais que atendesse a toda a comunidade científica da universidade. Em 2015, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação me convidou para fazer parte do projeto de implementação do Biotério Central com fins de pôr em prática a ideia”, esclareceu o professor.

 

projeto foi executado pela equipe ligada à Prefeitura da UFTM com materiais e equipamentos já comprados pela própria instituição com recursos próprios e da Finep
Projeto foi executado pela equipe ligada à Prefeitura da UFTM com materiais e equipamentos comprados pela UFTM com recursos próprios e da Finep 
(Fotos: Edmundo Gomide/UFTM)

 

Obras e alterações

Após a definição da proposta e início do trabalho, a estrutura do Biotério Central da UFTM passou por diversas adequações, a primeira delas foi a separação das unidades físicas prediais do Biotério Central e do Ginásio Poliesportivo da UFTM, a mudança ocasionou a necessidade de separação das entradas de consumo de energia elétrica para atender às normas da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. – Cemig. Com essa separação das unidades, foi feita a ampliação do Biotério Central com a construção de 185,55 m2 para atender à demanda de produção e criação de animais de laboratório utilizados para experimentos científicos na UFTM. Além disso, o Biotério Central passou também por reforma geral e adequação de sua área original e do Laboratório de Biologia Celular. Para melhorar a estrutura interna, foi instalado um sistema de climatização nas instalações. Na parte externa para reforçar a segurança e o controle de acesso ao Biotério Central, foi construída uma guarita. De acordo com o Departamento de Engenharia e Manutenção da UFTM, a obra contou com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG e recursos de provenientes de materiais de custeio da UFTM, ao todo foram investidos R$ 278.515,94. “Toda a estrutura foi reformada. Tivemos que fazer adaptações para suprir a parte do prédio que já estava construída de maneira a fazer um novo fluxo do corredor limpo e sujo e construção dos setores de armazenamento, limpeza, parte administrativa e estrutura externa ao prédio”, completou o professor Carlo.

O projeto foi executado pela equipe ligada à Prefeitura da UFTM com materiais e equipamentos comprados pela UFTM com recursos próprios e da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.  

Benefícios para a UFTM e comunidade acadêmica

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Darlene Mara dos Santos Tavares, a inauguração do Biotério Central é um passo importante para a UFTM e irá possibilitar novas oportunidades para o campo da pesquisa. “A UFTM dá um passo importante com a inauguração do Biotério Central, pois disponibilizará aos pesquisadores animais para o experimento em pesquisa e o uso em atividades de ensino. Além disso, garantirá a qualidade na criação dos animais e, consequentemente, os resultados das pesquisas”, disse a pró-reitora.

Ainda de acordo com o professor Carlo José Freire de Oliveira, a unidade reestruturada irá contribuir para a melhoria do ensino das disciplinas correlacionadas às Ciências, além de beneficiar vários projetos já em andamento na instituição como trabalhos de Iniciação Científica, TCCs, mestrado, doutorados e pós-doutorados. A nova estruturação do Biotério Central possibilitará também a redução de gastos com a aquisição de animais de outros biotérios, já que a criação dos animais no Biotério Central deverá atender às demandas da UFTM. “Os pesquisadores serão beneficiados com o funcionamento do Biotério Central, seja para pesquisa, ou para atividades de ensino. Ou seja, o Biotério atenderá a uma demanda alta de profissionais qualificados que agora serão municiados com animais produzidos e criados dentro de rigoroso padrão ético e de bem-estar animal. Entre os benefícios, haverá também a facilidade de obtenção dos animais e espécimes em número suficiente para atender à demanda das pesquisas, e assistência técnica”, acrescentou o professor.

Sobre o Biotério Central

O Biotério Central da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM baseia suas atividades nas normas preconizadas pela Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea.

O Biotério está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação atualmente sob a coordenação do professor David Nascimento Silva Teixeira e tem como finalidade a criação de animais para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas da UFTM.

O fornecimento de animais pelo Biotério Central está condicionado à aprovação de projeto pela Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/UFTM, que determina sua compatibilidade com a legislação aplicável.

 

Biotério Central - Galeria 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página