Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Consu divulga moção de repúdio ao caso de racismo registrado em supermercado da cidade de Uberaba
Início do conteúdo da página
Consu

Consu divulga moção de repúdio ao caso de racismo registrado em supermercado da cidade de Uberaba

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 13h27

O Conselho Universitário da UFTM - Consu em Reunião Extraordinária realizada no dia 25 de maio, deliberou pela divulgação da seguinte Moção de Repúdio:

 

MOÇÃO DE REPÚDIO

 

                O CONSU – Conselho Universitário da UFTM manifesta seu mais profundo repúdio às ofensas carregadas de ódio e conteúdo racista dirigidos à acadêmica Leticia Silva, estudante do Curso de Serviço Social da UFTM, no dia 19/05/2017, enquanto trabalhava em um supermercado da cidade de Uberaba- MG.  Atitudes como essas não são isoladas, são questões cotidianas praticadas, ora de forma velada, ora explícita, que ferem a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos, sendo totalmente inconcebíveis.

                Somamo-nos a Letícia Silva na sua coragem de denunciar tal violência, pois, sabemos que nosso pais é racista, e o que é pior, de forma disfarçada, o que dificulta a punição. Por essa razão, temos que ouvir tantas interpretações divergentes que para que possamos, até mesmo, buscar direitos punitivos e respostas à altura da comoção causada por um ataque dissimulado como o dirigido à estudante. Diante do racismo, é necessário fugir de análise puramente emocional e espontânea: é necessário analisar a condição do negro dentro da formação social brasileira.

                O momento é oportuno para lembrar a todos da comunidade universitária, assim como a todos os cidadãos, que a injúria racial está prevista no Artigo 140, Parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. De acordo com o dispositivo, injuriar seria ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Em geral, o crime de injúria está associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima.

                O racismo é crime e sua prática passou a ser considerada crime inafiançável e imprescritível. Ao contrário da injúria racial, os crimes de racismo expressos na Lei n. 7.716/89 são inafiançáveis e consistem em praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de reclusão de um a três anos, além de multa.

                Diante do exposto, entendemos que a Universidade é local propício, com condições objetivas, em que a questão do racismo pode ser tratada analiticamente, com debates e ações acadêmicas eficazes que fortaleçam a necessidade do respeito à diversidade étnica, cultural, religiosa e sexual.

                Por isso, reiteramos, veementemente, nosso repúdio a tais práticas e reforçamos nosso posicionamento quanto à necessidade de que a sociedade, no exercício da cidadania, possa somar forças e cobrar, dos órgãos competentes, ações que promovam, na Universidade e em toda a coletividade, os princípios de justiça social.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página