Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM e universidades francesas estreitam relações acadêmicas

UFTM e universidades francesas estreitam relações acadêmicas

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 08h35

A reitora da UFTM, professora Ana Lúcia de Assis Simões, reuniu-se há poucos dias, no gabinete da reitoria, com a responsável pelo setor de Relações Internacionais da École Nationale Supérieure de Techniques Avancées Bretagne – ENSTA (instituição de ensino superior francesa), Eliane Fonseca, com o Coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da UFTM - ACI, professor Wendell Meira e com o coordenador do Projeto Brafitec na UFTM, professor Vitor Tomaz Guimarães Naves.

A UFTM possui um acordo de Duplo Diploma com a ENSTA em vigência e a visita de Eliane aconteceu com o objetivo de reforçar o interesse de parceria de mobilidade acadêmica entre as duas instituições e planejar a novas propostas de cooperação internacional. Foi discutida a participação que os alunos do curso de Engenharia Mecânica tiveram durante o projeto Brafitec na ENSTA. Ao todo, já passaram pela Escola oito alunos da UFTM desde 2014, sendo que quatro estão atualmente cursando o duplo diploma.

Há ainda a presença de um aluno francês que recentemente chegou ao Brasil para participar de três meses de estudos e estágio com o professor Vitor na Oficina Mecânica. Aymeric Champion mora em Brest, na França, e estuda Engenharia Mecânica com ênfase em arquitetura veicular na ENSTA. Ele também fará um estágio com a equipe Zebu Baja. O professor Vitor destaca que este é o primeiro aluno estrangeiro que vem de uma universidade francesa. “Espero que ele seja sem bem-recebido pelos alunos brasileiros e que ambos possam compartilhar experiências durante os trabalhos em equipe”, afirmou.

Eliane Fonseca conheceu a Oficina do curso de Engenharia Mecânica, conduzida pelo professor Vitor pelo aluno Paulo Lacerda Neto, que cursa Engenharia Mecânica na UFTM. O estudante foi selecionado para ser bolsista da Capes no Projeto Brafitec e irá iniciar seus estudos em setembro de 2017. Ele terá a oportunidade de realizar o duplo diploma na ENSTA.

De acordo com o professor Wendell, a participação da UFTM no Programa Brafitec tem sido ampliada e consolidada a cada ano, apesar dos cortes financeiros ocorridos nos últimos dois anos. “Este crescimento confirma a importância da UFTM nos projetos vigentes e a partir desta experiência positiva incentiva os outros cursos das engenharias a proporem novos projetos em cooperação nas diferentes áreas”, avaliou.

Dupla diplomação

No início de junho, o professor Vitor participou como palestrante do 13º Fórum Brafitec, realizado na cidade de Recife-PE, em uma plenária de discussões dos temas extensão, inovação e empreendedorismo nas universidades. O evento reuniu coordenadores de Projetos Brafitec brasileiros e franceses que discutiram o fortalecimento dos acordos de cooperação internacional entre universidades dos dois países.

Na ocasião, ele reuniu-se com representantes da Universidade INSA (Institut National des Sciences Appliquées - Centre Val de Loire) que também é parceira da UFTM no Brafitec. Foi discutida a proposta de firmar um acordo de duplo diploma. O professor Vitor contou que há a possibilidade do aluno Yago Jacomini, do curso de Engenharia Mecânica da UFTM, realizar seus estudos na França com a possibilidade de duplo diploma. Ele também foi selecionado para receber uma bolsa da Capes e iniciará seus estudos pelo projeto Brafitec, no INSA-CVL, em setembro de 2017.

A ACI participa da organização da documentação que a UFTM deve apresentar para que seja firmado este acordo. “A dupla diplomação é o ponto mais alto e a comprovação de maturidade no processo de cooperação internacional entre duas instituições de ensino e pesquisa. A partir dessa oportunidade podemos enviar e receber alunos das universidades parceiras consolidando o processo de internacionalização”, afirmou Wendell.

A reitora Ana Lúcia apoia aproximação cada vez maior entre a UFTM e as universidades francesas. “Esse estreitamento do vínculo acadêmico entre as instituições de ensino é revelado por iniciativas de ambos os lados. A UFTM apoia novos acordos de dupla diplomação e parcerias que desenvolvam o ensino, a pesquisa e a extensão”, concluiu.

Fotos: Elioenai Amuy e Divulgação/UFTM