Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reunião para gestores da UFTM esclarece desafios do orçamento de 2017
Orçamento

Reunião para gestores da UFTM esclarece desafios do orçamento de 2017

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 12h52

Com o objetivo de apresentar dados do orçamento de 2017 da UFTM e esclarecer sobre os desafios enfrentados pela instituição, a Reitoria e Pró-Reitoria de Administração - Proad realizaram no mês de junho uma reunião com gestores e representantes dos centros acadêmicos.

No evento, a Diretora de Orçamento e Finanças, Lidiane Cassiano Gaspar, apresentou aos convidados os valores do orçamento 2017, um comparativo com orçamentos dos anos anteriores, e as restrições e desafios do momento atual. A reunião contou ainda com a colaboração do diretor da Divisão de Informação e Pesquisa Institucional, Vinícius Silva Flausino, que apresentou indicadores institucionais, especialmente o número de alunos equivalentes, e seu impacto no orçamento da Universidade.

Após o evento a pró-reitora de Administração, Heloisa Helena Oliveira Martins Shih esclareceu alguns pontos sobre as restrições enfrentadas pela UFTM. De acordo com a representante da Pró-Reitoria de Administração, algumas medidas restritivas adotadas pelo Ministério do Planejamento, e portarias interministeriais restringiram os recursos destinados à UFTM na Lei de Orçamentária na proporção de 10% a 40%. Tais medidas podem impactar diretamente as ações desenvolvidas na Instituição e são motivo de preocupação. “A UFTM e a Andifes como um todo, em um movimento coletivo com as universidades, estão mostrando para o Ministério da Educação que os limites estabelecidos não são factíveis, por conta dos contratos já firmados, das obrigações assumidas”, esclareceu a pró-reitora.

A reitora Ana Lúcia de Assis Simões tem participado das reuniões da Andifes e no Ministério da Educação para expor as dificuldades impostas pela restrição dos recursos e solicitar apoio orçamentário para manter as atividades da Universidade.

Mais informações:

Acesse a apresentação com os dados do Orçamento de 2017 – Clique aqui

Acesse aqui a apresentação com os indicadores institucionais de 2016 – Clique aqui