MEC

Reitora da UFTM é recebida pelo Secretário de Educação Superior do MEC

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 09h55

Nos dias 20, 21 e 22 de março, a reitora Marinalva Vieira Barbosa  teve mais uma importante agenda em Brasília.

Nos dias 20 e 21, a reitora esteve presente no 198° Pleno da Andifes. A reunião teve como pauta a greve dos técnicos-administrativos em Educação das universidades federais, o tema teve a participação de representantes da Fasubra, Andes e Proifes-Federação. Foi destacado o diálogo dos dirigentes com o movimento e o apoio dos reitores e das reitoras à proposta de reestruturação da Carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Além disso, foram recebidos representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII e PGF/AGU.

No dia 22, a agenda foi no Ministério da Educação; foram três reuniões que contaram com a participação da Pró-Reitora de Recursos Humanos, Stela Moraes, e do Assessor Especial da Reitoria, Wagner Teixeira. Na SECADI, a equipe da UFTM foi recebida pelo Assessor Cleber Santos Vieira; a reitora expressou a disposição da Universidade em ampliar o LeCampo em Uberaba e criar um novo curso em Iturama. A partir dos apontamentos feitos pelo Coordenador Geral de Políticas de Educação no Campo, Evandro Costa de Medeiros, será organizada uma reunião com a Coordenação do LeCampo para o repasse das informações mais técnicas e detalhadas.

Wagner e Marinalva em reunião com Cleber e Evandro

Ainda no MEC, foi realizada uma reunião na CGRH/SESU sobre o banco de equivalência do CEFORES. Após apresentação do histórico pela Pró-Reitora Stela Moraes, a reitora enfatizou a necessidade de resolução desse problema, que vem trazendo enormes prejuízos para o CEFORES. O Coordenador-Geral de Gestão de Governança, Gestão e Empreendedorismo, Eduardo Batista dos Santos, vai orientar a sua equipe a realizar estudos para a resolução do problema e orientaram a PRORH a registrar essa demanda junto ao MEC nos próximos meses.

Stela, Eduardo, profa. Marinalva e Diogo

Por fim, a reitora foi recebida pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil. Foi a primeira reunião com o novo secretário. Em pauta: uma breve apresentação da Reitora e da UFTM, a consolidação e a expansão da nossa universidade e o orçamento deste ano. Após um breve histórico da UFTM e de seu momento atual, a reitora enfatizou a missão da UFTM e sua posição estratégica na região do Triângulo Sul e sua proximidade com o nordeste paulista, sul de Goiás e Alto Paranaíba.

Alexandre Brasil e profa. Marinalva

Sobre a consolidação e da expansão da UFTM, a reitora apresentou as diversas demandas da UFTM pela consolidação dos Campi em Uberaba e Iturama, como a criação do curso de zootecnia, e a expansão para Araxá. O assessor Wagner Teixeira reafirmou a importância do PAC para o desenvolvimento e o crescimento da Universidade em Uberaba e região. O secretário respondeu de forma bastante positiva e assegurou que a UFTM será contemplada no PAC Universidades, sendo que o anúncio está na dependência do Palácio do Planalto. O presidente Lula irá reunir os reitores e reitoras para anunciar os investimentos.

Sobre o orçamento de 2024, o secretário afirmou que está ciente da situação das universidades e que a SESU e o MEC estão trabalhando para recompor ao menos parte do orçamento, ainda que reconhecidamente abaixo do ideal. Reafirmou o compromisso da Secretaria e do Ministério em defender e investir nas IFES. A reitora reforçou a necessidade de recomposição e de aumento do orçamento das universidade, fundamentais para garantir a produção de ciência e tecnologia, bem como, a permanência na universidade dos alunos oriundos das camadas populares.

Assunto(s): Agenda da reitoria , MEC