Cultura

Centro Cultural da UFTM realiza hoje novo ciclo de debates do projeto Encontros de Cultura, Arte e Política

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 08h12

O Centro Cultural da UFTM realizará a segunda edição do evento Encontros de Cultura Arte e Política, hoje, 21 de outubro, às 18h30, presencialmente na Sala Porta Laranja e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CCULT. Não há necessidade de inscrição prévia e a emissão de certificados será mediante assinatura de lista de presença no local.

O tema desta edição é “Qual o papel da Universidade na gestão da Cultura?” e conta com os convidados Alexandre Molina, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e Jonas Defante Terra, coordenador de Arte e Cultura do IF Fluminense campus Campos Guarus. O evento, voltado para comunidade interna e externa, tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate sobre o papel da universidade na gestão de cultura com a finalidade de contribuir para a potencialização das ações culturais e artísticas realizadas na e pela instituição.

Este ciclo de encontros também visa oportunizar debates sobre diversidade cultural e o papel da UFTM na difusão cultural e artística da comunidade uberabense, com o objetivo de favorecer a conscientização sobre os direitos culturais. Segundo a professora Heliana Castro Alves, coordenadora do projeto, a realização de eventos como estes se justifica, pois, “a cultura é um direito humano garantido pela constituição cidadã de 1988 e as universidades têm sido cada vez mais chamadas a assumir responsabilidades na gestão cultural, oferecendo suporte para o exercício dos direitos culturais da população brasileira no âmbito de ensino, pesquisa e extensão”.

A primeira edição do evento que abordou o tema “Concepção de Cultura”, contou com a participação do professor Danilo Seithi Kato (USP) e do historiador Gustavo Vaz (Fundação Cultural de Uberaba) e está disponível no canal do Centro Cultural no Youtube no seguinte link: https://www.youtube.com/live/qh-27OMIK_U?si=Cx4XY6DansCBmPc7.

Mais informações: e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Telefone: (34) 996873103 Ramal: 7343 WhatsApp Business (34) 3700-6948

Artes: Técnica em Artes Gráficas Cláudia Nunes