Liga Acadêmica realiza mutirão pré-operatório de reconstrução mamária
A LAFON, Liga Acadêmica de Fisioterapia Oncológica da UFTM, realizou no final de outubro no Hospital Hélio Angotti o mutirão anual de avaliações pré-operatórias de mulheres que farão reconstrução mamária. Esse mutirão ocorre por iniciativa do médico Cléber Sérgio em decorrência das campanhas de Outubro Rosa e é a terceira vez que a LAFON participa de forma ativa das avaliações e tratamento pós-operatório.
A Liga Acadêmica está cadastrada na Proext desde 2022 e é coordenada pela professora Vitória Helena Maciel Coelho, dcurso de graduação de Fisioterapia. O projeto “Pré e Pós Operatório de Reconstrução Mamária”, cadastrado na Proext, acontece em parceria com o Hospital Hélio Angotti e ocorre durante o evento “A Flor da Pele”. A Liga também participa do projeto KITA que atende ao pós operatório dessas mulheres de forma remota. Em relação aos participantes, a coordenação discente é composta por alunos do curso de graduação de Fisioterapia da UFTM e atualmente conta com a participação de 11 ligantes.
Mutirão pré-operatório
O projeto das avaliações pré-operatórias das mulheres participantes do mutirão “À Flor da Pele” de reconstrução mamária foi executado no Hospital Hélio Angotti durante os dias 23, 24 e 25 pela docente responsável, pela coordenação e os ligantes que se revezaram entre esses dias para realizarem as avaliações.
Neste ano, o mutirão teve a participação de 31 mulheres, sendo que destas, 28 aceitaram participar do projeto e foram avaliadas no momento pré-operatório. No momento da avaliação, foi realizada uma educação em saúde com orientações sobre cuidados no pós-operatório para essas mulheres e houve uma explanação sobre o funcionamento do projeto. Após a recuperação imediata da cirurgia, as mulheres que residem em Uberaba e que tiverem interesse poderão participar de atendimentos de Fisioterapia em grupo no Hospital Hélio Angotti para auxiliar na recuperação e melhorar sua funcionalidade, por meio de técnicas e exercícios específicos que visam melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Para as mulheres que são de municípios vizinhos, a ação terá os mesmos objetivos e procedimentos, porém acontecerá através da telerreabilitação.
"Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora usar conteúdos e conhecimentos que aprendemos em sala de aula e laboratórios e aplicá-los em pacientes e avaliá-los, como aferição de pressão, goniometria (técnica que mede a amplitude de movimento das articulações do corpo humano), perimetria (medir a circunferência de uma parte do corpo) e testes de forças. Experiências como essas que nos proporcionam aquela super energia de positividade e inspiração, mostrando que estamos no caminho certo, salvar vidas e ver lindos sorrisos. Vemos pequenas ações como um sorriso, um por favor, um obrigado, o humor leve, ou uma simples brincadeira, onde esses detalhes mudam totalmente o ambiente ao nosso redor e trazem um conforto, confiança e alegria para o paciente. E claro, como é incrível fazer novas amizades, aprender com suas experiências e poder acolhê-los e enchê-los de amor e alegria", destacou Vitória Nunes, discente presidente da LAFON.
Página da LAFON nas redes sociais: https://www.instagram.com/lafonuftm/
Fotos: LAFON/UFTM
Redes Sociais