Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Reitoria

Reitoria da UFTM faz entrega de título Doutor Honoris Causa (post-mortem), concedido a Francisco Cândido Xavier

Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 13h38


Da esquerda para a direita: Meire Soares de Ataíde, Marinalva Vieira Barbosa, 
Eurípedes Humberto Higino dos Reis e Odo Adão

 

Reitora da UFTM – Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Marinalva Vieira Barbosa e, vice-reitora Meire Ataíde, juntamente com o médico e professor da UFTM, Dr. Odo Adão, estiveram nesta segunda-feira, 23 de dezembro, na Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier. Eles foram recebidos pelo filho do médium, Eurípedes Higino.

A visita, tinha por objetivo, entregar, o diploma do título Doutor Honoris Causa (post-mortem), concedido ao senhor Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier. A honraria foi entregue em sessão solene, realizada na UFTM, oportunidade em que o Dr. Odo Adão representou o filho de Chico, Eurípedes, que estava impossibilitado de comparecer.

 


 Eurípedes Humberto Higino dos Reis 

 

A aprovação da concessão, realizada pelo Conselho Universitário da UFTM em 19 de novembro de 2024, foi formalizada durante a sessão solene, com a presença de membros da comunidade acadêmica, autoridades e convidados. A cerimônia, realizada na UFTM, incluiu o momento de Outorga do Título e Entrega do Diploma, em que o professor Odo Adão recebeu o diploma das mãos da reitora da UFTM, professora Marinalva Vieira Barbosa. O ato foi encerrado nesta segunda-feira (23/12/24), com a entrega do diploma ao filho do Chico.

Na oportunidade, reitora e vice-reitora da UFTM, tiveram a oportunidade de visitar da Casa de Memórias de Chico Xavier, local em que ele viveu seus últimos momentos.Quando da entrega do diploma à Eurípedes, o médico Odo Adão, se mostrou orgulhoso pela escolha e por ter indicado para recebê-lo.

 


Da esquerda para a direita: Marinalva Vieira Barbosa, Meire Soares de Ataíde, 
Odo Adão e Eurípedes Humberto Higino dos Reis 


EXEMPLO A SER SEGUIDO

A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao senhor Francisco Cândido Xavier (in memoriam) foi aprovada de forma unanime, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde Chico Xavier é amplamente reconhecido como uma liderança religiosa que trouxe importantes contribuições para a cidade de Uberaba e para a sociedade brasileira. Atuou também como filantropo, dedicando-se à melhoria das condições de vida de milhares de pessoas ao longo de sua trajetória.

Quando da visita à Casa de Memórias, a reitora da UFTM fez questão de destacar a importância de Chico Xavier para a comunidade local, regional e nacional, afirmando que "ao conceder este título, reconhecemos o legado de alguém que realizou contribuições voltadas à construção de uma sociedade mais equitativa. A UFTM registra, com esta homenagem, seu alinhamento aos princípios e ações que buscam aprimorar o conhecimento e a convivência humana." Ressaltou.

Vale destacar que, o médium Chico Xavier, durante sua trajetória, realizou ações voltadas à promoção do diálogo e da convivência, com impacto em diferentes comunidades. Sua produção literária está vinculada a temas de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, como literatura, filosofia, sociologia, psicologia e teologia, ampliando o campo de estudos relacionados ao entendimento humano e social.

 

Marinalva Vieira Barbosa

 

Já a vice-reitora da UFTM, Dra. Meire Ataide, destaca que a concessão do título reafirma o compromisso da UFTM com princípios que orientam a formação acadêmica e cidadã e reforçando o papel da universidade em promover ações conectadas à sociedade.

A reitora, Marinalva Vieira Barbosa, destaca que a concessão e entrega do título de Doutor Honoris Causa (post-mortem) a Chico Xavier é um gesto simbólico e de profundo significado, “onde todos são convidados à reflexão sobre os valores que norteiam a construção de uma sociedade mais justa. E, esta decisão marca um novo capítulo na história da UFTM, pois é a primeira vez que a universidade concede esse título. Lembramos que, a iniciativa não apenas valoriza as contribuições de indivíduos para a comunidade, mas reafirma o compromisso da UFTM com a promoção de valores que transcendem o âmbito acadêmico, integrando educação, cultura e responsabilidade social”. Finaliza Marinalva.

 

Texto de Aparecida Rosário de Oliveira Silva

registrado em:
Assunto(s): Reitoria
Fim do conteúdo da página