Pró-Reitoria de Administração apresenta planilhas do controle de verbas ano 2023 e 2024
Foto: Esdras Viggiano
“É necessário termos conhecimento das demandas, para que possamos fazer um bom planejamento”, afirma o Pró-reitor de Planejamento, Prof. Luiz Fernando Rodrigues, sobre a importância dos setores da UFTM, docentes e técnicos-administrativos em exporem as necessidades de compra relativas ao funcionamento do ensino, pesquisa e extensão da universidade. A audiência pública sobre a execução orçamentária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro aconteceu na última quarta-feira, 12, no Auditório Safira, no prédio da Reitoria.
Na ocasião, o Pró-reitor de Administração, Prof. Lauro Osiro, apresentou o orçamento direcionado aos docentes, discentes, técnicos-administrativos e gastos em geral da universidade. A planilha de controle das verbas inclui os anos de 2023 e 2024.
Na distribuição das verbas, Lauro esclareceu que o repasse é realizado individualmente a cada Instituto acadêmico e às Pró-Reitorias. Em 2024, foi utilizado 100% da verba destinada ao auxílio discente. O pró-reitor de administração parabenizou os diretores dos Institutos pelo empenho e dedicação para que isso fosse possível. O diretor do Instituto de Ciência Tecnológicas e Exatas, ICTE, Prof. Benecildo Riguetto, esclareceu que a distribuição da verba do auxílio discente é realizada de acordo com o número de alunos e cursos de cada Instituto. Segundo Lauro, cada Instituto tem uma demanda de distribuição de verba. O pró-reitor de administração ressaltou que o diretores dos Institutos é o conciliador de demandas, o qual tem autonomia para direcionar a verba.
Segundo a Pró-Reitoria de Administração, vale ressaltar que a Lei Orçamentária Anual, LOA, ainda não foi votada pelo Congresso Federal. Dessa forma, a universidade tem uma restrição orçamentária. Porém, Lidiane Gaspar, da Divisão de Gestão Orçamentária, esclarece que “enquanto não temos a LOA aprovada, a universidade recebe uma pequena parcela de verba para custeio, válida para despesas de caráter urgente e inadiável”.
Setor de Compras
Em relação às compras realizadas pela UFTM, vale enfatizar que é obrigatório seguir ritos e procedimentos expressos na Lei 14.133/2021, Lei de Licitação e Contratos.
O diretor da Divisão de Compras, Rodrigo Cintra, fez um panorama sobre como funcionam os trâmites para compra de produtos e serviços pela universidade e explicou o funcionamento do sistema de planejamento e gerenciamento de contratações. Dentre os pontos destacados foi enfatizada a importância de seguir os prazos e os procedimentos corretos nas licitações, para evitar a anulação de processos licitatórios. Também foi enfatizada a importância dos pareceres técnicos ao realizar o pedido de compra, para que não seja meramente um parecer qualitativo por parte de quem está fazendo o pedido de compra. Além disso, destacou-se que os processos licitatórios, geralmente, demoram 6 meses para serem concluídos.
De acordo com o Prof. Lauro Osiro, qualquer pessoa da comunidade acadêmica pode ter acesso às planilhas do controle de verbas dos anos de 2023 e 2024. O pedido de acesso pode ser feito pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Ainda sobre as planilhas de controle, Lauro destaca que as de 2025 serão disponibilizadas após a publicação das portarias de descentralização de verbas, que deve ocorrer nos próximos dias. Vale lembrar que são duas planilhas do controle de verbas, uma relativa aos Institutos acadêmicos e outra às áreas administrativas.
(Gustavo Miranda)
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