Evento Científico: "Campanha Junho Laranja: Violência Contra a Mulher por Queimaduras”
A Campanha Junho Laranja 2025 destaca, neste ano, as queimaduras relacionadas à violência contra a mulher. Pesquisas demonstram que essas lesões frequentemente estão associadas à violência de gênero e feminicídios, tornando-se um tema crítico e urgente. O Brasil ocupa a 13ª posição mundial em feminicídios, e as queimaduras, infelizmente, fazem parte de muitos casos de agressões cometidas por parceiros.
Nesse sentido, o evento tem por objetivo estimular a conscientização a respeito da violência contra a mulher por queimaduras, além de ressaltar a importância da denúncia nessas situações, promover a sensibilização da comunidade, dos profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde — visando à promoção de ações que possam atuar na diminuição de sua ocorrência. E, de igual maneira, propiciar à comunidade acadêmica conhecimentos sobre queimaduras não abordados nas disciplinas dos cursos de graduação, capacitar os profissionais de saúde e promover uma parceria entre diferentes instituições e universidades da cidade de Uberaba e região.
A campanha é destinada a discentes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos, docentes e servidores da UFTM, profissionais do Hospital de Clínicas (HC-UFTM/Ebserh) e da Secretaria Municipal de Saúde, mulheres vítimas de violência por queimaduras e grupos de apoio à causa, assistentes sociais, psicólogos, defensores públicos e policiais atuantes na área, cidadãs da cidade de Uberaba e região e público em geral interessado na temática.
Programação
O evento acontecerá em Uberaba, nos dias 6 e 7 de junho de 2025, com as seguintes atividades:
-
6 de junho às 13h30 – Evento Científico no Anfiteatro B do Hospital de Clínicas da UFTM, reunindo profissionais renomados da área, que discutirão medidas preventivas, o manejo adequado das vítimas e os primeiros cuidados após queimaduras resultantes de atos de violência.
-
7 de junho às 7h – Caminhada "Passos de Coragem: Diga Não à Violência Contra a Mulher por Queimaduras", no Parque das Acácias, promovendo mobilização social e ampliando a visibilidade do tema.
As inscrições para participar das atividades estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível aqui.
Para dúvidas e mais informações, entre em contato por meio destes canais: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (34) 98834-0050 / (35) 998382969.
Acompanhe a nossa página no Instagram.
Fonte: Maria Eduarda Evangelista Silva
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais