Audiência Pública sobre RU e Cantinas reúne alunos e representantes da PROACE
Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Carlos Morais, e o público da Audiência Pública. (Foto: Francinalva Silva Alves)
Na tarde de quinta-feira (15), aconteceu na sala 105 do Centro Educacional a Audiência Pública sobre o Restaurante Universitário (RU) e as cantinas da UFTM. A audiência foi conduzida pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, prof. Carlo Francisco de Morais, e contou com a presença da vice pró-reitora da PROACE, profa. Lucieny Almohalha , da nutricionista Vagna Franca de Oliveira e do servidor Paulo César da Cunha, responsável pela fiscalização dos contratos do RU.
Durante o encontro, foram apresentadas informações detalhadas sobre o funcionamento do RU, contratos, subsídios, qualidade das refeições e desafios enfrentados pela gestão. Em seguida, foi aberto espaço para os estudantes realizarem perguntas.
Participação da comunidade acadêmica
As principais questões levantadas pelos estudantes se referiram ao preço das refeições, ao acesso de pós-graduandos ao RU subsidiado, à inclusão do café da manhã e da tarde, à qualidade e fiscalização dos alimentos, ao modelo das cantinas, à sustentabilidade e geração de resíduos e aos casos de intolerância alimentar ou alergias.
Em relação ao preço das refeições, os estudantes questionaram o valor atual cobrado e sugeriram a redução dos preços, apontando que, mesmo com o auxílio alimentação, muitos ainda enfrentam dificuldades financeiras para manter a permanência na universidade. Já sobre o acesso de pós-graduandos ao RU subsidiado, o diálogo foi sobre o porquê dos alunos da pós-graduação não terem o direito ao subsídio, visto que muitos enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica.
Sobre a inclusão do café da manhã e da tarde, os participantes propuseram a implementação dessas refeições como forma de garantir segurança alimentar completa e contribuir com a permanência estudantil, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade. Já em relação aos casos de intolerância alimentar ou alergias, foi relatado que um prato continha amendoim sem aviso, gerando preocupação sobre a segurança dos alimentos para pessoas com restrições alimentares.
Quanto ao modelo das cantinas, houve crítica à falta de critérios nutricionais para os produtos vendidos nas cantinas, com sugestões para que a universidade estabeleça uma política que incentive a oferta de alimentos saudáveis, restringindo itens como refrigerantes e ultraprocessados. Em relação à qualidade e fiscalização dos alimentos, os alunos pediram mais rigor na fiscalização e canais efetivos de denúncia, sugerindo melhorias no preparo e no armazenamento dos alimentos.
Pensando em sustentabilidade e geração de resíduos, os alunos destacaram o uso excessivo de copos descartáveis e questionaram a quantidade de lixo gerado no cotidiano do RU e das cantinas, propondo alternativas mais ecológicas.
A equipe da PROACE respondeu às perguntas da comunidade universitária presente na audiência pública e destacou os limites orçamentários enfrentados, a importância dos subsídios e os esforços para manter o RU funcionando. O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, prof. Carlos Francisco de Morais Reiterou que o RU não é apenas um serviço, mas um instrumento de permanência estudantil essencial, e defendeu a ideia de que os estudantes são parceiros, não apenas usuários.
A audiência foi encerrada com o compromisso de manter o canal de diálogo aberto e considerar as demandas apresentadas pelos alunos. A orientação final foi para que todas as queixas formais sobre o RU e cantinas sejam enviadas ao SARC, setor responsável pela mediação das questões envolvendo alimentação na universidade.
Por fim, os alunos reforçaram a importância da transparência nos dados e decisões da PROACE e pediram que haja uma escuta contínua e ativa das demandas estudantis.
(Francinalva Silva Alves)
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais