UFTM integra Programa GCUB-Mob e recebe 423 inscrições de estudantes estrangeiros
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participou, pela primeira vez, do Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob), edição 2025. O programa recebeu 23.141 inscrições de estudantes de 131 países.
A Universidade disponibilizou 9 vagas em seus programas de pós-graduação stricto sensu e recebeu um total de 423 inscrições, o que demonstra o interesse da comunidade internacional em seus cursos.
Os programas da UFTM que ofereceram vagas foram:
- Atenção à Saúde (mestrado e doutorado);
- Biociências (mestrado);
- Ciência e Tecnologia Ambiental (mestrado e doutorado);
- Ciências da Saúde (doutorado);
- Educação (doutorado);
- Fisioterapia (mestrado);
- Medicina Tropical e Infectologia (doutorado).
Os candidatos às vagas são oriundos de diversos países das Américas (sul e central), África e Ásia.
De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, Prof. Dr. Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves, a adesão ao programa é um passo significativo para a universidade.
“A participação no GCUB-Mob é uma ação para ampliar a mobilidade incoming na UFTM. A iniciativa agrega benefícios como a diversidade cultural e acadêmica, a qualificação da pesquisa e da pós-graduação com novas perspectivas, e o fortalecimento da cooperação internacional, que pode resultar em novos convênios e projetos colaborativos”, afirmou o Pró-Reitor.
Fonte: PROPPG (uftm.edu.br/proppg)
Redes Sociais