Projeto Ter.Vida promove atividade em Peirópolis em uma manhã de sol iluminada por bons encontros

No dia 11 de dezembro, a equipe extensionista do Programa Territórios de Vida: inserção comunitária e saúde mental, em conjunto com alunas e alunos dos cursos de Psicologia e de Terapia Ocupacional da UFTM, usuárias, usuários e profissionais do CAPS Maria Boneca celebraram o ano de cuidado e de formação no campo da Saúde Mental.
O palco para a celebração foi o complexo paleontológico de Peirópolis. A visita ao Museu foi acompanhada pela monitora Clara, graduanda em Geografia, que conduziu o grupo apresentando o acervo e solucionando dúvidas e curiosidades.
Andar pelo gramado, contemplar as réplicas dos fósseis e colher mangas maduras foram motivos de alegria entre os presentes na atividade em Peirópolis. Um piquenique foi realizado ao lado da Casa do Turista. A ação foi também um momento de contemplação e de compartilhar lembranças da infância, motivada pelos brinquedos instalados no local.

Segundo a estudante Lorena Zambuze, “o fato de estar junto com quem nós não conhecemos, mas que nos tratam bem, com educação, já faz a convivência ser outra. Sem dúvidas foi maravilhoso, pois me ensinou a cuidar e zelar pelo próximo que também nos quer bem.”
A coordenadora do Programa Ter.Vida e docente no Departamento de Saúde Coletiva da UFTM, Rosimár Querino, pontua que a atividade foi construída com o envolvimento das usuárias, usuários e profissionais do CAPS, contribuindo com a expansão do cuidado para além do espaço do Centro de Atenção Psicossocial. "Um dos atributos do cuidado em liberdade é a ampliação da convivência e a efetivação de direitos das pessoas em sofrimento psíquico, o que requer a possibilidade de circulação pelos diversos espaços de uso coletivo. Assim, um passeio ganha novos contornos: descobrir as atrações do lugar, interagir com os frequentadores, apreciar a beleza nos ínfimos detalhes, fotografar para guardar de lembrança, se permitir acolher e ser acolhido. Olhar ao redor e ver usuárias, usuários, acadêmicas e acadêmicos caminhando lado a lado é um vislumbre das potências do cuidado e da formação em liberdade", destaca Rosimár sobre o encontro realizado ao ar livre em Peirópolis.
A ação focou no direito ao lazer, à convivência comunitária e, sobretudo, no direito à ser acolhido em sua singularidade. Para docentes e estudantes da UFTM que participaram da atividade, a iniciativa coroou o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 e trouxe a possibilidade de cultivar o cuidado em liberdade.
A estudante Bianca Marques, ressalta a importância da atividade desenvolvida para sua formação acadêmica e pessoal. “Estar no CAPS, ir ao mercadão e conhecer Peirópolis junto aos usuários me fez sentir, na prática, o verdadeiro sentido do cuidado em saúde mental”, destaca a discente sobre a experiência em participar do projeto Ter.Vida. “O trabalho de campo foi essencial para o meu crescimento e despertou ainda mais meu desejo de atuar no espaço de saúde mental. Apaixonei-me pelo CAPS Maria Boneca e tenho muita vontade de participar de projetos por lá”, complementa Bianca.
Redes Sociais