Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
pós-graduação

44 bolsas e mais de R$ 3,7 milhões em investimentos do CNPq fortalecem a pós-graduação na UFTM

Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 09h37

Nos últimos dois anos, foram direcionadas à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 44 bolsas de mestrado e doutorado do CNPq e um investimento de R$ 3.791.827,20 na formação de pesquisadoras e pesquisadores. O cenário é fruto da aprovação de projetos institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) em três editais de concessão de bolsas do CNPq. A  conquista representa um avanço no fortalecimento da pesquisa e da inovação na instituição.

A participação da UFTM nos editais do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG/CNPQq) envolve projetos que orientam pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, para a promoção do desenvolvimento sustentável e para o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conforme a proposta “Desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em temas estratégicos na pós-graduação da UFTM: promovendo equidade, inclusão, sustentabilidade e bem-estar”, recentemente aprovada e referente às bolsas de 2026 (Chamada Pública CNPq nº 12/2025 – PIBPG – Ciclo 2026), são priorizados os princípios de equidade, ações afirmativas e diversidade entre os discentes contemplados com as bolsas.

Segundo a diretora de Pós-Graduação da UFTM e coordenadora dos projetos aprovados, Profa. Juliana Bertucci Barbosa, o investimento em bolsas constitui uma política pública estratégica para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, com impactos econômicos e sociais relevantes.  “As bolsas do PIBPG/CNPq contribuem para a permanência e a valorização dos discentes da pós-graduação, permitindo dedicação qualificada à pesquisa, à inovação e fortalecendo a produção científica da instituição”, destaca.

Criado em 2022, o PIBPG/CNPQq é realizado por Chamadas Públicas, constituindo um novo modelo de gestão e concessão de bolsas no país. O Programa tem como objetivo central a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), as diretrizes do CNPq e sua missão institucional de fomentar a pesquisa de excelência no Brasil. O PIBPG/CNPQq visa o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (IES) e das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) na elaboração e execução de Projetos Institucionais de Pesquisa. 

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Julio Gonçalves, "a aprovação contínua da UFTM nos editais do PIBPG evidencia a maturidade institucional da universidade na gestão da pós-graduação e na formulação de projetos estratégicos". De acordo com a Reitora da UFTM, Profa. Marinalva Barbosa, "os investimentos do CNPq reforçam o compromisso da UFTM com a excelência acadêmica, a formação de pesquisadores e a contribuição efetiva da ciência e inovação para o desenvolvimento regional, nacional e internacional."

 

registrado em:
Assunto(s): pós-graduação , bolsas , CNPq
Fim do conteúdo da página