Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DRCA

UFTM abre prazos para Renovação de Matrícula do 1º semestre de 2026 (alunos veteranos)

Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 13h12

A universidade divulgou oficialmente o cronograma para a renovação de matrícula referente ao primeiro semestre letivo de 2026. O processo, que acontece de forma escalonada via sistema Siscad, exige atenção dos veteranos para os prazos específicos de cada instituto - diferente de processos de inscrição por ordem de chegada, a ocupação das vagas segue os critérios estabelecidos no Regulamento de Graduação da instituição

As inscrições no Siscad foram divididas em dois blocos principais, ambos iniciando às 8h:

- 23, 25 e 26 de Fevereiro: Alunos dos institutos ICENEICAEBI ICTE.
- 24, 25 e 26 de Fevereiro: Alunos dos institutos IELACHSICBN ICS.

 

Após a fase inicial, o resultado poderá ser consultado no SISCAD, no dia 27 de Fevereiro, a partir das 9h. Aqueles que não conseguirem todas as disciplinas desejadas poderão participar da repescagem, que ocorre entre 28 de Fevereiro e 3 de Março. O resultado da repescagem  poderá ser consultado no SISCAD, no dia 4 de março, a partir das 9h.

A validação final das matrículas pelas coordenações deve ocorrer até o dia 11 de Março.


Estudantes que estiveram com a matrícula trancada no último semestre (2025/2) e pretendem retomar os estudos devem participar normalmente do processo de renovação nas datas citadas. Caso o aluno opte por manter o curso trancado, o prazo para renovar essa condição via UFTMNet expira em 9 de Março.

Para quem efetivar a matrícula mas precisar trancar o curso ou cancelar alguma disciplina, os prazos são:

 
- Trancamento geral do curso: Até 7 de Maio via UFTMNet.
- Cancelamento de disciplinas: Até 10 de Abril nas coordenações de curso.

Dúvidas sobre trancamento do curso podem ser enviadas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O comunicado ressalta que calouros ingressantes em 2026/1 não participam deste processo, com início de aulas previsto para 09 de março. Também estão fora deste cronograma específico os alunos dos cursos de Pedagogia e LECAMPO.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página