O Campus Universitário de Iturama, vinculado à Reitoria da UFTM, foi inaugurado no dia 13 de fevereiro de 2015. Nele são oferecidos os cursos de bacharelado em Agronomia e licenciatura em Ciências Biológicas e Química. O campus está localizado em Iturama, na Avenida Antônio Baiano, 150, no Bairro Cidade Nova.
Sobre Iturama
Município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Microrregião de Frutal. Tem uma população de 36.837 habitantes (IBGE/2013) e área de 1.404,7 km². Localiza-se às margens do Rio Grande, estando a 750 km de Belo Horizonte.
História
Iturama surgiu da vontade da proprietária da Fazenda Santa Rosa, dona Francisca Justiniana de Andrade. Disposta a criar um povoado, a fazendeira doou em 24 de março de 1897, 189 alqueires de terra à Diocese de Uberaba. O que fez a diocese após a doação e os documentos comprobatórios da tais transações ainda não são de domínio público.
Na área, próximo ao Rio Grande, cresceu o Povoado de Santa Rosa, numa região habitada por índios Mebêmgôkre (denominados Caiapós pelos invasores europeus) e de belas matas e cachoeiras. Há documentos e fotos de tais cachoeiras, que foram publicadas em revistas editadas pela prefeitura de Iturama e pela revista Postura. No entanto a história de Iturama, sua arquitetura e a política de conservação da memória ainda é muito incipiente. Aparentemente, valoriza-se pouco a história a conservação e a memória da cidade.
Em 17 de dezembro de 1938, tornou-se distrito de Campina Verde (Decreto No. 148). Cinco anos mais tarde (31 de dezembro de 1943), passa a se chamar Camélia. No ato emancipatório (Lei 336 de 27 de dezembro de 1948) ficou definido o nome atual. No entanto, a principal festa comemorativa da cidade é realizada em agosto (já foi no dia 31 e agora é no dia 23), o dia da padroeira da cidade Santa Rosa de Lima.
Localização
Campus Universitário de Iturama
Avenida Antônio Baiano, 150
Cidade Nova, Iturama-MG, 38280-000
Redes Sociais