SNCT

UFTM prepara programação para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece em outubro

Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h17

A comissão de divulgação da Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação na UFTM iniciou os preparativos e divulgação das atividades programadas para este ano em conjunto com professores e alunos do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais de Uberaba, Iturama  e região.

A programação da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na UFTM acontecerá de 4 a 8 de outubro de 2021 e será realizada na mesma semana que também ocorrerá a Feira de Profissões da UFTM. Devido ao período de pandemia, as ações da semana serão realizadas de forma remota por meio de plataformas e transmissões virtuais. As ações são um esforço conjunto entre as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão (PROENS, PROPPG e PROEXT). A programação completa será divulgada em breve pelas respectivas comissões organizadoras de cada projeto.

1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na UFTM

De acordo com a comissão organizadora da UFTM, a programação contará com uma diversidade de cursos na área de tecnologia e inovação. Os cursos serão gratuitos, com vagas limitadas e será disponibilizado certificado para os participantes. Entre os cursos previstos para a programação estão: impressão 3D, robô de controle remoto utilizando o software Arduino, próteses e braços robóticos, visão geral de Inteligência Artificial e suas diversas aplicações no nosso cotidiano, como filmar/editar/postar seu primeiro vídeo no Youtube (a custo zero!), oficina de visão computacional, minha primeira página web, agricultura 4.0, caixa de areia em realidade aumentada - “Caixa Topográfica Interativa”, entre outros.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/dnn/dnn10204.htm) . Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O tema de 2021 da semana é “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”.

Em Uberaba, em 7 de outubro de 2020, foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Uberaba a Lei 162/2020  que acrescente no calendário de Uberaba a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e ressalta a importância do envolvimento do município nas ações desta semana.