Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Stricto sensu > Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde
Início do conteúdo da página

English Version

 

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde/PPGAS da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM emergiu das discussões, reflexões e práticas vivenciadas pelos docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM, frente à necessidade de capacitar profissionais na área da saúde para o exercício da docência e para a produção e disseminação do conhecimento científico.

 

Objetivo

O Curso de Mestrado tem como objetivo formar mestres em saúde e enfermagem, capacitados a desenvolver a prática docente por meio de tecnologias inovadoras de ensino, com postura ético profissional, responsabilidade social e com habilidades pedagógicas e interpessoais, bem como a reconhecer problemas potenciais de pesquisa e a conduzir investigações com o rigor científico necessário ao avanço do conhecimento na área da saúde e da enfermagem. Foi recomendado pela Capes e teve sua renovação de reconhecimento através da Portaria n° 609, de 14 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 18 de março de 2019.


O Curso de Doutorado tem como objetivo formar pesquisadores/cientistas na área da enfermagem e da saúde que liderem a produção de conhecimento científico e da inovação tecnológica cujos resultados se revertam em melhor qualidade do cuidado, na formação de recursos humanos, bem como na definição e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico. Foi recomendado pela Capes e teve sua renovação de reconhecimento por meio da Portaria n° 609, de 14 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 18 de março de 2019.

Bacharelados em: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional ou Saúde Coletiva reconhecidos pelo Ministério da Educação.


Saúde e Enfermagem
Descrição/Caracterização: Congrega conhecimentos oriundos da grande área da saúde, com delineamento das questões intrínsecas ao sistema de saúde, com enfoque nos cuidados progressivos e na organização de redes de atenção à saúde, bem como no processo de trabalho em saúde e, em especial, da enfermagem.


Atenção à saúde das populações: envolve a produção, a disseminação e a utilização de conhecimentos sobre a atenção integral à saúde das populações, com ênfase no cuidado multidimensional e na atenção à família, na perspectiva da promoção da vida.

O trabalho na saúde e na enfermagem: compreende a reflexão sobre o processo de trabalho em saúde, levando à produção, disseminação e utilização de conhecimentos acerca das dimensões que compõem o trabalho na saúde e na enfermagem, com ênfase na formação profissional e na organização dos serviços de saúde e de enfermagem.


Requisitos de acesso 
Para Mestrado

a) Graduação (Bacharelado) concluída em: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional, reconhecidos pelo Ministério da Educação. b) Proficiência em língua Inglesa comprovada por atestado de aprovação em um dos seguintes certificados e respectivas pontuações: I – TOEFL – mínimo 400 pontos II - IELTS - mínimo nível 6 III - Cambridge: FCE, CAE, CPE – mínimo nível C IV - PET – mínimo 60 pontos V – TEAP – mínimo 60 pontos (área biológica ou saúde)

Para Doutorado
a) Graduação (Bacharelado) concluída em: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional, reconhecidos pelo Ministério da Educação. b) Título de Mestre ou declaração de matrícula em curso de Mestrado reconhecido pela Capes com previsão de conclusão até a data da matrícula, emitida pelo Programa em: Atenção à Saúde, Enfermagem ou Ciências da Saúde e áreas afins, conforme tabela Capes. c) Proficiência em língua Inglesa comprovada por atestado de aprovação em um dos seguintes certificados e respectivas pontuações: I – TOEFL – mínimo 500 pontos II - IELTS - mínimo 70 pontos III - CAMBRIDGE Advanced - mínimo 70 pontos IV- PET – mínimo 60 pontos V- WAP - mínimo 50 pontos (área biológica ou saúde) VI – TEAP – mínimo 80 pontos (área biológica ou saúde)

Coordenação
Profa. Dra. Maria Helena Barbosa - Coordenadora
Profa. Dra. Elizabeth Barichello - Coordenadora Substituta
E-mail: ppgas@uftm.edu.br
Telefone: (34) 3700-6606

Secretaria
Daniele Cristina Marques Machado
Fábio Renato Barboza
E-mail: sec.ppgas@uftm.edu.br
Telefone: (34) 3700-6607

Endereço
Av. Getúlio Guaritá nº 107 - Bairro Abadia
Uberaba/MG - CEP: 38025-440


Informações Adicionais

Ano de aprovação do curso/Autorização de funcionamento
2007

Titulação conferida
Mestrado e Doutorado Acadêmico

Modalidade
Presencial

Forma de ingresso
Processo Seletivo – Anual

Cidade
Uberaba

Fim do conteúdo da página