Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão de Riscos

Gestão de riscos é um conjunto de ações coordenadas necessárias para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos. A gestão de riscos da UFTM começou a ser implementada a partir de abril de 2021, com a elaboração da minuta da Política de Gestão de Riscos, aprovada em 12/06/2023 (Resolução CONSU/UFTM nº 103/2023), possibilitando a definição da metodologia, o desenvolvimento da ferramenta e o início do levantamento dos riscos da Universidade.
A ferramenta utilizada para o gerenciamento de riscos é uma planilha desenvolvida pela Divisão de Organização e Governança (DIOG) a partir de um modelo de operacionalização apresentado pela Associação Nacional dos Integrantes das Unidades de Auditoria Interna Governamental (FONAI), que se baseia no guia Enterprise Risk Management (ERM) – COSO-ERM, do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).
A DIOG é a unidade responsável pela coordenação da gestão de riscos da UFTM, tendo o suporte do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGR), que supervisiona a implementação da gestão de riscos no âmbito da Universidade.
A implementação da gestão de riscos da UFTM, consolidada a partir de junho de 2024, atende à Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016, ao Decreto nº 9.203/2017 e ao Levantamento iESGo do Tribunal de Contas da União (TCU), representando um grande avanço em termos de governança, administração e funcionamento para a Instituição.
A seguir, encontra-se disponível para consulta a gestão de riscos por processos das atividades finalísticas e de apoio da UFTM.



Gestão de Riscos por processos:





Base Legal:


Fim do conteúdo da página