Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


Banco de Talentos Humanos Institucional

Banco de Talentos Humanos, instrumento considerado importante na gestão de pessoas e tão sonhado pela maioria das organizações. Este Banco possibilitará maior valorização dos servidores e de suas competências no âmbito da Universidade.

Para identificação do potencial intelectual e profissional da Instituição, a Comissão de Dimensionamento da Força de Trabalho, paralelamente ao trabalho que prevê parâmetros de lotação por ambiente organizacional, reinventou instrumento para revitalização e focalização nas pessoas que integram seu quadro, denominado Banco de Talentos Humanos Institucional, sendo um espaço reservado para identificar potenciais humanos, formação, cursos, experiência profissional e conhecimento de outros idiomas, evidenciando competências, que hoje não são possíveis de serem vistas, possibilitando identificar quais e onde se encontram, aliadas à gestão de competências. Através dele é possível realizar filtros por cargo, nível escolar, vínculo, sexo, faixa-etária e tempo de serviço na UFTM. Também por meio de filtros pode-se extrair o pessoal com determinada área de conhecimento, curso e nível escolar, até mesmo por servidor, constituindo-se relevante ferramenta para subsidiar a gestão estratégica de pessoas na Universidade.

Além da base de dados já coletadas pela Comissão do Dimensionamento da Força de Trabalho, a PRORH disponibilizará em breve, na Internet, ferramenta que agilizará a UFTM manter cadastro atualizado e detalhado dos talentos dos servidores permitindo, assim, uma melhor gestão de recursos humanos.

O Banco de Talentos possibilitará ao servidor adicionar informações sobre seu perfil como formação profissional, cursos de capacitação, publicação de livros e artigos, atividades artístico-culturais e atividades esportivas entre outros.

O principal objetivo da implementação do Banco de Talentos é a valorização do potencial humano. As informações geradas no sistema permitirão a conciliação entre os talentos do servidor e as necessidades profissionais das unidades da Universidade. Cabe ao servidor cadastrar-se e atualizar os seus dados voluntariamente no Banco. A intenção é cadastrar o máximo de servidores para que o projeto alcance sua maior eficácia.

O Banco de Talentos é uma ferramenta extremamente útil que associa o interesse da Instituição com as competências próprias dos servidores. O cadastramento é importante, pois a Universidade passará a pesquisar perfis específicos necessários ao preenchimento de sua demanda de trabalho e ocupação, ressalta-se ainda que as informações serão de uso restrito da PRORH.

Para atualizar o cadastro, acessar o link abaixo e procurar pelo formulário “Atualização Banco de Talentos”:

http://www.uftm.edu.br/prorh/formularios-e-orientacoes

Fim do conteúdo da página