Página inicial > Pró-Reitoria de Ensino > Comunicados PROENS > Proens implanta “Programa Bem-vindo Professor!”
EQUIPES E CONTATOS | PROENS

Proens implanta “Programa Bem-vindo Professor!”

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 14h45

Com o objetivo de recepcionar os docentes em estágio probatório da UFTM e informar os docentes sobre as estruturas básicas de organização administrativa, técnica e pedagógica que orientam ações do âmbito do ensino na UFTM, a Pró-Reitoria de Ensino - Proens, por meio do Departamento de Gestão do Ensino – DGE e da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico –DATP criou o “Programa Bem-vindo Professor!”.

O programa tem entre suas propostas: refletir acerca de temas relacionados à docência universitária que impactam direta e indiretamente na qualidade do ensino oferecido e na formação permanente de professores e estudantes de graduação; promover espaço de reflexão teórico-prática relacionada ao exercício da profissão docente com os docentes recém-ingressos na UFTM; contribuir com a ampliação do repertório de saberes do docente, estabelecendo diálogos entre a sua prática e as teorias do âmbito do ensino; e valorizar iniciativas de organização didático-pedagógica do docente de graduação que contribuam com a permanente busca por qualidade do ensino.

O programa de recepção de docentes constitui-se em quatro momentos: no 1º uma visita técnica aos setores da Proens é agendada pelo professor junto à PRORH no momento que entra em exercício; no 2º é apresentado ao docente para estudo os principais documentos institucionais da UFTM; no 3º é necessária a participação do docente em evento formativo de caráter pedagógico, em pelo menos um dos encontros realizados pelo Fórum de Gestão Universitária; e por último, no 4º momento do programa, o docente deve participar de evento formativo de caráter pedagógico, em pelo menos um dos seminários realizados pelo Projeto Tecnologias e Educação.

A certificação dos participantes do “Programa Bem-vindo professor!” será feita pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH, e será computada para efeito de registro no processo de avaliação do estágio probatório do professor, conforme a Resolução nº 18, de 13 de dezembro de 2018, da Reitora Pro Tempore da UFTM.

Mais informações:

Acesse o documento com as informações do programa

registrado em: ,