Página inicial > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Comunicados PROPPG > Pibic do Ensino Médio abre seleção de bolsistas
EQUIPES E CONTATOS | PROPPG

Pibic do Ensino Médio abre seleção de bolsistas

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 09h00

O processo de seleção de candidatos  ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC EM/CNPq vai distribuir 11 bolsas, estando o número das vagas condicionado à liberação de cotas pelo CNPq. O objetivo do programa é despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio ou profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa.

Os candidatos à bolsa devem estar regularmente matriculados no ensino médio ou profissional da rede pública, e serem selecionados pela direção da escola ou indicados/selecionados diretamente pelo orientador do projeto, além de não poderem ter vínculo com o mercado de trabalho. O bolsista deverá cumprir carga horária de, no mínimo, 4 horas semanais. O valor da mensalidade será estipulado pela Diretoria do CNPq.

Entre os requisitos do candidato a orientador, a pessoa deverá ser pesquisadora (professor efetivo, técnico-administrativo, professor visitante, professor substituto) com titulação mínima de mestre e pesquisador em estágio pós-doutoral  na UFTM, que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área.

Serão distribuídas cotas proporcionais, de acordo com a demanda bruta (professores por instituto) para os cinco institutos da UFTM; para o Cefores, para o Campus de Iturama e demais setores UFTM.

As inscrições estarão abertas das 7 horas do dia 15 de maio até às 23h59 do dia 12 de junho, sendo necessário o envio eletrônico neste “link” . Entre os documentos para inscrição está o envio do projeto de pesquisa, que deverá ser anexado em local indicado na plataforma.

O resultado final será divulgado no dia 14 de julho de 2017. As atividades terão início em 1º de agosto de 2017.

Acesse o edital aqui.

registrado em: ,