Página inicial > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Comunicados PROPPG > PROPPG comunica serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica
EQUIPES E CONTATOS | PROPPG

PROPPG comunica serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 07h56

Comunicado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comunica que disponibilizará o serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica com a finalidade de auxiliar alunos, servidores técnico-administrativos, docentes e pesquisadores quanto ao planejamento do estudo, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados em pesquisas quantitativas; manuseio de software de análise estatística; apoio na elaboração de artigos científicos. O atendimento será exclusivo a pesquisadores vinculados à UFTM, em alguma das seguintes categorias: docentes, pesquisadores, discentes e técnico-administrativos. No caso de discentes, o orientador deverá necessariamente participar da primeira reunião. Este projeto constará de sete atividades básicas:

• Projeto de pesquisa: apoio no planejamento inicial (questão de pesquisa, hipótese, relevância do tema);
  • Forma de obtenção dos dados: definição do tipo de estudo, tipos de variáveis, técnicas de amostragem, orientações sobre a construção do instrumento de coleta e o armazenamento dos dados;
  • Dimensionamento da amostra: cálculo do número necessário de unidades amostrais para verificar as hipóteses do estudo;
  • Metodologia estatística: corresponde ao plano de análise dos dados, ou seja, quais testes/métodos e programas estatísticos serão utilizados;
  • Análise e interpretação dos resultados: análise estatística dos dados, interpretação e análise crítica dos resultados obtidos;
  • Uso de software: manuseio básico do software excel (banco de dados e gráficos);
  • Produção científica: apoio na elaboração de artigos científicos.

As orientações terão duração de 1 hora a 1h30 e as sugestões para planejamento e ou análise serão apresentadas por escrito, caso seja possível identificar o problema estatístico.

A característica principal do apoio é orientar o usuário quanto ao planejamento da pesquisa e utilização das técnicas estatísticas mais adequadas para a análise de dados, desde a Estatística Descritiva até os procedimentos modernos de modelagem estatística. As áreas da estatística atendidas por este projeto são: estatística descritiva; estatística paramétrica; estatística não-paramétrica; modelos de regressão; análise multivariada; bioestatística; planejamento e análise de experimentos e séries temporais.

As inscrições terão início a partir de junho de 2017 e ocorrerão de forma continuada. O agendamento deve ser feito por telefone (3700-6151) com Leila e/ou Flavia na Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou pelos emails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. É obrigatório o preenchimento da Ficha de Solicitação de Apoio em Pesquisa e Produção Científica e a assinatura do coordenador do projeto no primeiro dia de reunião com o assessor. Para as atividades relacionadas ao dimensionamento da amostra, metodologia estatística, interpretação dos resultados e produção científica é necessário encaminhar também o material da pesquisa antes da primeira reunião (projeto, instrumento de coleta de dados, banco, entre outros).

As atividades serão realizadas na Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação sob Coordenação da profa. Dra. Lúcia Marina Scatena, na Rua Frei Paulino, nº 30, Centro Administrativo, CEP: 38025-180, Uberaba/MG.

*O horário de atendimento será às segundas, terças e quintas das 8 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30, e às quartas e sextas das 8 horas às 11h30 (com Flavia); às quartas das 8 horas às 11h30 e 14 horas às 17h30 (com professora Lúcia).

*Nota atualizada em 7 de junho de 2017