Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Comunicados PROPPG > Novo horário do serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica
Início do conteúdo da página
EQUIPES E CONTATOS | PROPPG   

Novo horário do serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 15h39

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comunica que disponibiliza o serviço de Apoio à Pesquisa e Produção Científica com a finalidade de auxiliar alunos, servidores técnico-administrativos, docentes e pesquisadores quanto ao planejamento do estudo, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados em pesquisas quantitativas; manuseio de software de análise estatística; apoio na elaboração de artigos científicos. O atendimento é exclusivo a pesquisadores vinculados à UFTM, em alguma das seguintes categorias: docentes, pesquisadores, discentes e técnicos administrativos. No caso de discentes o orientador deverá necessariamente participar da primeira reunião. Este projeto consta de sete atividades básicas:

 

  • Projeto de pesquisa: apoio no planejamento inicial (questão de pesquisa, hipótese, relevância do tema);
  • Forma de obtenção dos dados: definição do tipo de estudo, tipos de variáveis, técnicas de amostragem, orientações sobre a construção do instrumento de coleta e o armazenamento dos dados;
  • Dimensionamento da amostra: cálculo do número necessário de unidades amostrais para verificar as hipóteses do estudo;
  • Metodologia estatística: corresponde ao plano de análise dos dados, ou seja, quais testes/métodos e programas estatísticos serão utilizados;
  • Análise e interpretação dos resultados: análise estatística dos dados, interpretação e análise crítica dos resultados obtidos;
  • Uso de software: manuseio básico de banco de dados, gráficos e gerenciamento de referências;
  • Produção científica: apoio na elaboração de artigos científicos.

 

As orientações terão duração de 1h a 1h30 e as sugestões para planejamento e ou análise serão apresentadas por escrito, caso seja possível identificar o problema estatístico. 

A característica principal do apoio é orientar o usuário quanto ao planejamento da pesquisa e utilização das técnicas estatísticas mais adequadas para a análise de dados, desde a Estatística Descritiva até os procedimentos modernos de modelagem estatística. As áreas da estatística atendidas por este projeto são: estatística descritiva; estatística paramétrica; estatística não-paramétrica; modelos de regressão; análise multivariada; bioestatística; planejamento e análise de experimentos e séries temporais. 

O agendamento deve ser feito por telefone com Joilson (3700-6155) e/ou Leila (3700-6151) no Departamento de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou pelos emails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. É obrigatório o preenchimento da Ficha de Solicitação de Apoio em Pesquisa e Produção Científica e a assinatura do coordenador do projeto, que deverá ser entregue no primeiro dia de reunião para o assessor (disponível em: http://www.uftm.edu.br/proppg/pesquisa/apoio-a-pesquisa-e-producao-cientifica/formularios-e-orientacoes). Para as atividades relacionadas ao dimensionamento da amostra, metodologia estatística, interpretação dos resultados e produção científica é necessário encaminhar também o material da pesquisa antes da primeira reunião (projeto, instrumento de coleta de dados, banco, entre outros). 

As atividades são realizadas no Departamento de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação sob Coordenação da Profª. Drª. Lúcia Marina Scatena. Prédio da Reitoria, Av. Frei Paulino, nº 30, 1º andar - Bairro Abadia, CEP: 38025-180, Uberaba/MG. 

Horários de atendimento: segundas e quartas-feiras das 13h às 16h30, e terças, quintas e sextas-feiras das 8h às 11h30 (com Joilson Meneguci), e quartas-feiras das 8h às 11h30 e 14h às 17h30 (com Profª. Lúcia Marina Scatena).

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página