Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa desenvolvida na UFTM avaliou biomarcadores que podem contribuir para a diferenciação de duas doenças renais comuns em crianças
Início do conteúdo da página

Pesquisa desenvolvida na UFTM avaliou biomarcadores que podem contribuir para a diferenciação de duas doenças renais comuns em crianças

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 09h25

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, que avaliou biomarcadores que podem contribuir para o diagnóstico de uma doença renal conhecida como Glomeruloesclerose Segmentar e Focal em pacientes pediátricos, ganhou destaque ao ter seus dados publicados no periódico científico internacional PlosOne. Os resultados do trabalho indicaram que a imunomarcação para o receptor de uroquinase – uPAR, e para a proteína podocina, em biópsias renais têm um bom potencial para auxiliar na diferenciação das doenças e assim contribuir no tratamento.


Grupo responsável pela pesquisa (Foto: Divulgação)

A pesquisa foi liderada pelas professoras da UFTM Juliana Reis Machado e Marlene Antônia dos Reis juntamente com o grupo de pesquisadores: Lívia Helena de Morais Pereira, Crislaine Aparecida da Silva, Maria Luíza Gonçalves dos Reis Monteiro, Liliane Silvano Araújo, Laura Penna Rocha, Marcelo Bernardes da Rocha Reis, Fernando Silva Ramalho (USP- Ribeirão Preto), Rosana Rosa Miranda Corrêa e Marcos Vinícius Silva.

De acordo com os pesquisadores, para o desenvolvimento do estudo foram selecionados os casos de  Glomeruloesclerose Segmentar e Focal e Doença de Lesões  Mínimas na faixa etária pediátrica. Os desafios para a diferenciação diagnóstica entre as duas doenças, que podem levar ao atraso no início do tratamento, biópsias repetidas e comprometimento progressivo da função renal, motivaram a pesquisa.

Foram utilizadas amostras provenientes do Serviço de  Nefropatologia HC-UFTM, da Disciplina de Patologia Geral da UFTM. O material foi coletado em hospitais de Uberaba e de cidades da região e outros estados. Foi realizada análise com a técnica  de imuno-histoquímica para avaliar o potencial diagnóstico de uPAR e  podocina.


Mais informações:

Acesse o link e confira o artigo

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página