Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos do Projeto Rondon retornam do Acre
Extensão Universitária

Alunos do Projeto Rondon retornam do Acre

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 09h31

A equipe do Projeto Rondon na UFTM - Operação Vale do Acre, composta de oito alunos de diversos cursos de graduação e duas professoras coordenadoras, retornou da cidade de Bujari, com novas experiências na bagagem. Ficaram no estado do Acre de 4 a 22 de julho.

Durante a operação foram realizadas oficinas contemplando quatro eixos: Comunicação, Meio ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção. Os trabalhos aconteceram tanto na zona urbana, como na zona rural. O grupo atendeu escolas do município de Bujari, o Centro Cultural da cidade, uma escola rural e as comunidades rurais Antônio de Holanda, Dom Moacir, Ramal do Mauro e Antimari.

A comunidade local teve acesso às oficinas “Como elaborar material informativo através de folders”, “Criação de página na internet”, “Escrita de textos”, “Criação de jogos - valorizando as riquezas locais”, “Reaproveitamento de resíduos orgânicos – compostagem”, “Fabricação de farinha de banana”, “Captação de água da chuva para fins não potáveis”, “Agroecologia urbana e segurança alimentar”, “Boas práticas de fabricação”, “Empreendedorismo e Agricultura Familiar: dicas para inovar e expandir seu negócio”.

Stéfanny Bérgamo, aluna do curso de Fisioterapia, conta que os a equipe de rondonistas se entregou de corpo e alma à tarefa. “Ser rondonista é ver a alegria das pessoas no brilho do olhar. É se sentir acolhido por todo lugar que se passa. É ver uma criança com sorriso de orelha a orelha com um simples vai e vem. É conhecer um pedacinho do nosso Brasil que é tão diferente, mas ao mesmo tempo tão igual. É querer sempre dar seu melhor. É dividir conhecimento, mas também aprender e é se despedir com vontade de querer ficar!”, concluiu.

Fotos: Stéfanny Bérgamo /UFTM