Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor de física da UFTM colabora com projeto científico de universidade norte-americana
Internacionalização

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 07h24
Encontro sobre Simentria de Lorentzna Universidade de Indiana
8º Encontro sobre Simetria de Lorentz e CPT na Universidade de Indiana (EUA)

A UFTM foi representada no 8º Encontro sobre Simetria de Lorentz e CPT de 2019, realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.  O professor Alexandre Rodrigues Vieira, professor de Física do curso de Química do campus da UFTM em Iturama, deu a palestra “Lorentz-Violating Running of Coupling Constants”, que traduzido é "Corrida que viola Lorentz das Constantes de Acoplamento". Trata-se de uma investigação sobre a simetria de Lorentz, em medidas de constantes de acoplamento, medidas que também são realizadas em aceleradores de partículas. O cerne da relatividade é uma estrutura matemática chamada de simetria ou invariância de Lorentz. Essa simetria implica que as leis da física são as mesmas para observadores em movimento uniforme e que a velocidade da luz é a mesma para qualquer observador.

Apresentação do pôster com colaboração do professor da UFTM

Um pôster sobre o tema palestra, "Violação de Lorentz e partons", trabalho de um aluno do doutorado na Universidade de Indiana, Nathan Sherrill, feito em colaboração com o professor Alexandre e com Enrico Lunghi,  pesquisador da Universidade de Indiana, também foi apresentado no Encontro internacional. Parton é um nome geral para partículas que compõe o próton.

Pesquisadores Enrico, Alexandre e Nathan
Pesquisadores Enrico (à dir.), Alexandre (centro) e Nathan

“Na pesquisa atual em Física, é muito comum a procura por simetrias da natureza ou o teste de alguma simetria já conhecida. Neste trabalho, estamos testando a simetria de Lorentz por meio de espalhamentos entre partículas, prótons espalhados por prótons, por exemplo. O que temos para fazer isto são cálculos teóricos e medidas realizadas em aceleradores de partículas. Estas medidas são realizadas nestes laboratórios e disponibilizadas quando o artigo é publicado”, explicou Alexandre.

O trabalho apresentado será publicado na forma de capítulo no livro do Encontro. "E estamos com um artigo em fase final de redação que deverá ser submetido ate o final do ano para publicação em revista científica internacional. O nome da UFTM será publicado nestes dois”, afirmou o professor.

Colaboração internacional

Alexandre é colaborador científico em um grupo de pesquisa do Departamento de Física da Universidade de Indiana (EUA) e participa do projeto de “cálculos do espalhamento de prótons por prótons” na instituição estrangeira. “Anualmente, vou a eventos neste local e apresento trabalhos levando o nome da UFTM. Alguns alunos meus, por exemplo, ficam bastante empolgados e me pedem para postar fotos do evento. Isso os incentiva a estudar, seguir a carreira científica e ter vontade de ir também a eventos apresentar trabalhos.”

Alexandre e Nathan trabalhando na Universidade de Indiana

A colaboração começou no período sanduíche do doutorado do docente, desenvolvido na UFMG, antes do ingresso na UFTM. Foi publicado um trabalho neste  período e desde então ele mantem contato. Como é físico teórico, pode trabalhar à distância. “Espero também, a longo prazo, que possa existir uma colaboração direta entre a UFTM e a Universidade de Indiana para que alunos orientados por mim possam fazer intercâmbio”, concluiu.

Fotos: Divulgação/UFTM