Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe o I Encontro Mineiro de Ensino de Física

UFTM recebe o I Encontro Mineiro de Ensino de Física

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h53

Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2019 acontece na UFTM o "I Encontro Mineiro de Ensino de Física – EMEFis”. Em sua primeira edição, o EMEFis nasce centrado no tema: “Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em formAção”. O evento busca propiciar espaços de discussão para que professores, pesquisadores e estudantes possam socializar e construir conhecimento em um contínuo movimento de diálogos em formação.

Os objetivos do evento caminham no sentido de socializar estudos e pesquisas na área de Ensino de Física e Educação em estreita relação com outras instituições educacionais e áreas do conhecimento. Em sua programação, participam do evento, ministrando palestras, mesas-redondas e escolas de formação, professores e pesquisadores de diferentes instituições do país, como USP, UNESP, UFMG, UFU, UFABC, UNIFEI, UNIFAL, UFSM, IFNMG e UFSCar.

Segundo os coordenadores do evento, professores Pedro Colombo, Daniel Ovigli e Danielle Reis, apesar do evento ter abrangência estadual, recebeu quase 200 trabalhos de pesquisa, ensino e extensão (156 aprovados), oriundos de 24 instituições de várias partes do país, congregando 11 estados brasileiros. Os coordenadores mencionam ainda que, mesmo sendo a primeira edição, o evento conta com cerca de 250 participantes vindos de quatro regiões do país.

Além das palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, o I EMEFis conta ainda com uma série de atividades culturais, como: visita ao planetário itinerante da UFTM; roda de capoeira; exposição arte-afro; exposição de astrofísica; oficinas de bonecas e de turbantes; oficina de origami; oficina de kombucha (bebida); oficina de sabonete, visita ao Museu dos Dinossauros, sendo um diferencial na programação.

O professor Pedro Colombo destaca que o I EMEFis busca ser um espaço a mais para as discussões realizadas no âmbito do ensino de física e da formação de professores. A ideia é que este evento ocorra de forma bienal, percorrendo diferentes localidades no estado de Minas Gerais, sendo que a escolha do local para sua segunda edição, que será realizada em 2021, ocorrerá na plenária final do evento.

Visite o site do evento: https://esmef.unifei.edu.br/iemefis/apresentacao.php

Fotos: JUNIN