Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de delegação de visita a universidades polonesas

UFTM participa de delegação de visita a universidades polonesas

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h01

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro fez parte de uma delegação de universidades brasileiras com destino à cidade de Cracóvia, na Polônia, a convite do professor Valdir Heitor Barzotto, da Faculdade de Educação da USP/SP, para participar de um evento chamado: “Brazil - Kraków, a Bridge to South America”  que em sua tradução seria algo como "Brasil - Cracóvia, uma ponte para América do Sul".

Organizado pela Jagiellonian University, a universidade mais antiga da Polônia e uma das mais tradicionais da Europa, o evento contou com a participação de diversas universidades públicas da Polônia e com a presença de representantes de cinco universidades brasileiras: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ademais, o embaixador brasileiro na Polônia, Hadil Fontes da Rocha Vianna, esteve em todas as atividades programadas.

O evento consistiu em apresentações de cada uma das universidades com suas especificidades e potenciais de intercâmbio e acordos de cooperação internacional. A professora Luciana de Almeida Silva Teixeira representou a UFTM com a temática: “Incorporation of advances in education in the context of higher education of health professionals” que em sua tradução seria algo como "Incorporação dos avanços da educação no contexto do ensino superior dos profissionais de saúde". No dia seguinte, foram realizadas visitas nos campi e laboratórios das principais universidades de Cracóvia.

A professora Luciana relata que foi uma oportunidade muito rica de troca de conhecimentos e potenciais parcerias, não somente para uma área, mas entre várias áreas em distintas instituições. “Aos estudantes, técnicos e professores que se interessem por internacionalização na Europa, a Polônia é uma opção bem interessante em diversos aspectos. Em breve, as informações detalhadas e pertinentes a essa visita serão repassadas”, afirmou.

Professora Luciana - UFTM, professor Vitor - Unesp e professor Valdir - USP