Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cooperação internacional entre UFTM e universidade angolana promove atividades para alunos no Sumbe
Internacionalização

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 07h53

Em mais um conjunto de atividades resultantes da cooperação entre UFTM e Universidade Katyavala Bwila (UKB-Angola), no período de 12 a 25 de outubro, na cidade do Sumbe, a professora Marinalva Barbosa, da graduação de licenciatura em Letras da UFTM ministrou curso sobre “Aquisição e desenvolvimento da linguagem” para alunos do Mestrado em Educação Pré-escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED-CS).   Ela também participou de cinco juris (bancas) de defesas de mestrado.

Professora Marinalva, no centro da mesa

Em dois juris, dentre os cinco, os trabalhos defendidos foram orientados por Marinalva. São eles: “Os processos de aprendizagem da linguagem escrita por crianças da Educação Pré-escolar e 1ª Classe”, de Walter Guismão Quipuco, e “Os processos de aprendizagem oral da língua portuguesa por crianças da Educação Pré-Escolar da Cidade do Sumbe”, de  Gilda Nachoco Diniz. Respectivamente, as dissertações alcançaram os conceitos de excelente e muito bom. “Tais avaliações são relevantes porque se trata do resultado de pesquisas cujas orientações aconteceram a distância. E-mail e WhatsApp foram as ferramentas usadas nesse trabalho”, explicou a orientadora.

Nessa estada em Angola, a representante da UFTM participou de reuniões do grupo de trabalhos para continuidade da escrita do projeto de doutorado em Ciências da Educação, que deverá ser reapresentado ao Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola no início de 2020. A proposta de criação do doutorado está alinhada ao Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente do governo de Angola e tem como objetivo a formação de doutores qualificados para a formação de pessoal docente nas áreas da Educação Pré-Escolar e Ensino Primário. “A proposta justifica-se pela falta de profissionais para a área de educação, em todos os níveis, em Angola. Ou seja, buscamos criar as condições necessárias para formar formadores para que possam ter seus próprios quadros docentes com condições de criar mais cursos de graduação e, principalmente, formar docentes para a educação básica, nível em que a demanda por profissionais com formação adequada para cada área é bastante expressiva”, informou Marinalva.

A professora brasileira ainda realizou reuniões com coletivos de escritores da cidade do Sumbe visando à participação deles na organização e realização da programação cultural do V Seminário de Formação de Professores – Angola/Brasil, a ser realizado em junho de 2020.

Marinalva também realizou reuniões com coletivos de alunos dos programas de mestrados do ISCED para a participação desses alunos no dossiê sobre Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, com a apresentação de artigos ou relatos de experiências, a ser publicado na Revista Iniciação & Formação Docente no primeiro semestre de 2020. Coordenam este dossiê as professoras Marinalva Vieira Barbosa e Arlinda Conceição dos Santos (ISCED-CS).

Foto: Divulgação/UFTM