Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Residência Multiprofissional participa de entrega de filtros de água para famílias do bairro Abadia
Início do conteúdo da página
Saúde

Residência Multiprofissional participa de entrega de filtros de água para famílias do bairro Abadia

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 08h40
Residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional da UFTM na entrega de filtros de água
Residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional da UFTM

 

Residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional – RIMS/UFTM participaram neste final de semana, na Fundação Municipal de Esportes – Funel, da entrega de 50 filtros de água para famílias carentes do bairro Abadia, que fazem parte da área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Médico do CAIS orienta sobre cuidados com a água
Médico do CAIS orienta sobre cuidados com a água

 

Os filtros foram doados pela Casa da Amizade pertencente ao Rotary de Uberaba. Além da doação, foi realizado um trabalho de atividades educativas para a conscientização da higiene e o consumo da água limpa e filtrada. Também foi reservado um espaço para um lanche festivo.

Projeto Água Filtrada

O Projeto Água Filtrada surgiu a partir de um problema constatado pela equipe multiprofissional da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) em Saúde da Criança e do Adolescente da UFTM durante as consultas de puericultura realizadas no Centro de Atenção Integrada em Saúde – CAIS, do bairro Abadia. Juntamente com as equipes de saúde da Família, notou-se que muitas famílias relatavam ingerir água da torneira e que não possuíam nenhum tipo de filtro de água em suas casas, pois não dispunham de condições financeiras para compra.

“A água da torneira ,apesar de ser tratada, não é adequada para o consumo humano. Ela contém microrganismos maléficos para o organismo que podem causar parasitoses e desconfortos gastrointestinais, além de conter resíduos químicos provenientes do seu processo de tratamento, como o cloro e a sujeira das tubulações e caixa d’água”, explicou a coordenadora do Programa RIMS, professora Jesislei Rocha. Concluiu-se que a aquisição de filtros de água e a utilização deles pelas famílias e crianças, além da realização de atividades educativas de higiene, possibilitará prevenir a ocorrência de doenças parasitológicas.

Damas da Casa da Amizade doaram os filtros
Damas da Casa da Amizade doaram os filtros de água

 

Preocupadas com a situação, as profissionais da equipe resolveram buscar apoio para intervir nessa demanda. Elas estabeleceram uma parceria com a Casa da Amizade do Rotary Club de Uberaba que propôs patrocinar a doação dos filtros de água feitos de barro.

Inicialmente, as famílias do bairro Abadia foram selecionadas por agentes comunitárias da referida ESF, mas a intenção das equipes é dar continuidade ao projeto e beneficiar muitas outras famílias.

 

Fotos: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página