Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Auto de Natal da UFTM é marcado pela participação da comunidade e solidariedade
Auto de Natal

Auto de Natal da UFTM é marcado pela participação da comunidade e solidariedade

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 15h59

O primeiro “Auto de Natal da UFTM”, realizado durante o mês de dezembro nas instalações da UFTM em Uberaba e Iturama, trouxe diversas apresentações culturais para o público e foi um marco de solidariedade, alimentos e materiais de limpeza foram arrecadados e doados para instituições de caridade da região.

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária em parceria com o Pet Letras da UFTM, Fundação Cultural de Uberaba e Conservatório de Música Renato Frateschi, o evento mobilizou cerca de 400 pessoas e proporcionou comemorações natalinas para toda a família. A programação realizada de 2 a 16 de dezembro contou com exposição literária, oficinas culturais, apresentações musicais e teatrais.

Para o pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM, Fabrício Aníbal Corradini, o sucesso do evento vem confirmar a importância de eventos neste porte, com participação da comunidade nos espaços da universidade. “O projeto foi pensado com base nos preceitos da extensão que culminou em dois movimentos principais. Abrir as portas para a sociedade conhecer todo o trabalho da nossa comunidade acadêmica, ao mesmo tempo permitimos que parceiros externos viessem para a universidade mostrar seus talentos para nós”, destacou.

PEIRÓPOLIS

As apresentações artísticas e culturais tiveram início em Peirópolis, com realização de oficinas culturais e apresentações musicais. O Auto de Natal, em Peirópolis, aconteceu no Complexo Cultural e Científico, com a presença da Biscoitilda Noel, apresentação das sopranos Vozes EnCantos, do Conservatório de Música Renato Frateschi, e do Coral Musicantar, do Residencial 2000 sob a regência de Dalma Martins. O 7 de dezembro também foi marcado pela inauguração da iluminação dos museus de Peirópolis.

CAMPUS I

Com o lançamento do projeto de luzes de natal, o prédio do Campus I da UFTM, localizado em frente ao Mercado Municipal, na Praça Manoel Terra, recebeu iluminação especial. Nas escadarias do prédio, ocorreram no dia 8 de dezembro, apresentações do coral infantil da Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes e do coral da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. As luzes do prédio, acionadas no início da noite do dia 8, são umas atrações da Universidade neste período natalino.

CAMPUS UNIVERDECIDADE

Piano no Campus, no dia 10 de dezembro, marcaram as apresentações da unidade da UFTM na Univerdecidade. Uma árvore de Natal Solidária foi organizada pelo Instituto de Ciências Tecnológica e Exatas – ICTE, e montada na cantina da Unidade II da UFTM na Univerdecidade. O objetivo era o de integrar o espírito natalino, independente da crença de cada um.

CAMPUS ITURAMA

As comemorações do Auto de Natal da UFTM, no Campus Iturama se destacaram por apresentações musicais e do Coral de Libras, bem como de Oficina de Economia Criativa. A comunidade prestigiou o evento e lotou o local das apresentações, que ocorreram no dia 11 de dezembro.

Ainda no dia 11, simultaneamente aconteceu na Unidade da UFTM de Uberaba, a noite do Violão Brasileiro, na Sala Multiuso, instalada no Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata.

MÁGICO DE OZ

Atração  atraiu público de todas as idades, o “Mágico de Oz” foi apresentado no Auditório Esmeralda, instalado no Prédio da Reitoria da UFTM, na Avenida Frei Paulino, no dia 12 de dezembro.

O dia foi marcado pelo teatro e pela solidariedade, em que alunos do Colégio FAS apresentaram o musical infantil, que emocionou a todos presentes. A entrada para este evento era a doação voluntária de dois litros de leite. A ação solidária levou a arrecadação de 932 litros de leite que foram doados ao Projeto Caritas e a Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM.

ORQUESTRA MUNICIPAL

A sexta-feira 13 contou com a belíssima apresentação de Concerto Natalino, da Orquestra Municipal de Uberaba, que teve lugar no Auditório Turmalina, instalado no Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata.

Gratuito e aberto a toda comunidade, o evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba e o PET Letras da UFTM. A Orquestra Municipal de Uberaba apresentou um repertório com canções de Natal e de diferentes estilos musicais. Fez parte do repertório cantos de folia, músicas de Vivaldi, Mascagni, Dorival Caymmi, Civuca, Iron Maiden, Tom Jobim, The Beatles, Led Zepplin e Guns N' Roses.

O “VELHO CHICO”

O grupo Apoena e sua peça “O Velho Chico” foi a atração do dia 14 de dezembro, no Auditório Turmalina, do Auto de Natal da UFTM. A entrada no evento, também foi solidária, e interessados em participar deveriam levar material de limpeza. O montante arrecado foi doado à Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM. O grupo Apoema foi o vencedor do FEST15, da UFTM versão 2019.

PERMANENTE

De forma permanente, por período de 15 dias, ficaram montadas no Saguão do Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata, duas exposições: uma literária e outra natalina. Neste espaço, que muito despertou a curiosidade dos visitantes, foram arrecadados brinquedos a serem doados a instituições de caridade.

Fotos: Divulgação/Proext