Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Calouros da UFTM foram recebidos com música, teatro e performance motivacional
Alunos

Calouros da UFTM foram recebidos com música, teatro e performance motivacional

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 08h43

A recepção de calouros da UFTM para o primeiro semestre de 2020 lotou o auditório Turmalina ontem em Uberaba. O evento para os ingressantes da graduação começou com uma apresentação teatral dos atores do grupo Porta Laranja. Na performance, o público também conheceu a música “Metamorfose”, tocada no piano e composta pelo aluno Gabriel Scaccia, do curso de Agronomia de Iturama.

Após assistirem a um vídeo institucional, os estudantes receberam orientações da chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente- HC UFTM e membro do Comitê de enfrentamento institucional  COVID-19, Fernanda Carolina Camargo, sobre o corona vírus.

Em seguida, foi formada a mesa de abertura, composta pelo reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, o pró-reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista, o pró-reitor de Extensão Universitária, Fabrício Anibal Corradini, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlo José Freire de Oliveira, da Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sandra Eleuterio Campos Martins e a pró-reitora de Assuntos Motivacionais, Dona Biscoitilda, personagem do servidor Elioenai Amuy.

Como primeira dica para os calouros, o pró-reitor de Ensino destacou a importância da organização. “Com o tempo, os ingressantes vão se adaptando à vida acadêmica na UFTM, vão aprendendo as realidades da Universidade. Há tempo para tudo e se faz necessária uma agenda, hábitos de estudo, principalmente no início do curso, inclusive para aqueles que possuem ciclo básico. Evitando a reprovação em disciplinas, afasta aquela bola de neve que pode atrapalhar o ciclo acadêmico. Por fim, ficamos agradecidos porque escolheram estudar na UFTM e vão encontrar aqui excelência de formação”, afirmou Wagner.

Após as declarações dos componentes da mesa, Dona Biscoitilda cumpriu a meta de movimentar e animar os estudantes com sua palestra. Convidou a todos para participarem da performance de mapeamento da sala e apresentou uma criação musical que integrou música e motivação aos estudos: o funk universitário.

Foi seguida pela apresentação do Departamento de Desenvolvimento Cultural, pela diretora do setor Paula Cusinato. Começou com um vídeo elaborado com frases dos alunos no dia da matrícula e depois tratou das oportunidades oferecidas a quem quiser desenvolver algum talento ou projeto cultural na Universidade.

Depois dos presentes serem informados de campanhas sociais que acontecem na UFTM, o evento foi encerrado com uma apresentação musical. O aluno Gabriel tocou outra composição própria no piano, intitulada “Céu”.

O objetivo da coordenação da recepção de calouros foi agregar informação e orientação com entretenimento e cultura. “Nós pensamos em dividir a organização da recepção em quatro momento: a apresentação da Instituição, o social com a campanha de doação para a AVHC, momento cultural com talentos da Universidade e a ação motivacional com a palestra da Dona Biscoitilda”, explicou Paula Cusinato.

Programação em Iturama

No dia 6 de março, a recepção de calouros do campus de Iturama acontecerá às 18 horas, no Auditório do CREA, na rua Goiás, 941, bairro Centro. A Pró-Reitoria de Ensino – Proens abrirá o evento com a palestra “Direitos e deveres dos alunos – Regulamento de Graduação” e, em seguida, um representante do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA falará sobre o funcionamento do Sistema Acadêmico - Siscad. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Proace apresentará o Programa de Assistência Estudantil.

O grupo Porta Laranja se apresentará em seguida e os presentes assistirão a um vídeo institucional. A mesa de abertura contará com a presença dos mesmos componentes da mesa de Uberaba, com exceção da vice-reitora. A Dona Biscoitilda ministrará uma palestra posteriormente e o Departamento de Desenvolvimento se apresentará. Uma performance musical encerrará o evento.

Acesse as páginas da UFTM nas redes sociais: @uftmsocial

Fotos: L. Adolfo/UFTM