Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitor da Unicamp traz reflexões para público da UFTM
PALESTRA

Reitor da Unicamp traz reflexões para público da UFTM

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 16h31

Nesta quarta-feira, 4 de março, o reitor da Universidade de Campinas – Unicamp, professor Marcelo Knobel, proferiu a palestra "O futuro da educação superior: desafios e perspectivas" no Auditório Esmeralda do Prédio da Reitoria da UFTM. Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFTM, professora Alexandra Bujokas de Siqueira, a palestra fez parte das atividades de início do ano letivo. O evento contou com relevante público da comunidade acadêmica e externo, que teve oportunidade de interagir com o palestrante em momento destinado a perguntas.

Professor Marcelo iniciou sua palestra discorrendo sobre a sociedade atual diante das intensas transformações culturais num contexto digital jamais visto, levando todos a refletirem sobre a necessidade de a universidade se adequar a essas mudanças, desafios pontuais para a educação superior.

O palestrante contextualizou o fato de nosso país ser muito desigual, com exemplos claros de diferenças dentro da própria região Sudeste, com o agravante de que em 2050 terá um número bem maior de idosos em relação a jovens, o que não deixa de trazer ainda mais desafios ao desenvolvimento socioeducacional brasileiro.

O palestrante reconheceu que a universidade enfrenta questões agravantes, como problemas na educação básica e boa parte da centralização de decisões oriundas de instâncias superiores ou externas. Exemplificou também com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni, que expandiu a educação superior, mas, descontinuado, ampliou consideravelmente desafios de gestão. Salientou que, ainda assim, as universidades precisam atuar no que compete a elas diretamente, repensando e adequando políticas internas, metodologias de ensino mais ativas, currículos menos engessados, processos seletivos mais amplos, justos e coerentes, por exemplo.

A apresentação do professor Marcelo explicitou que igualdade de oportunidades, qualidade e relevância de processo de ensino, ampliação de competências e criatividade, motivação aliada a caráter e ética, inovação pedagógica, investimentos e versatilidade na gestão são necessariamente, entre várias outras, condições para o êxito da gestão da educação superior.

Como exemplo de inovação e promoção efetiva de inclusão, o professor Marcelo citou experiência exitosa na Unicamp, criado por ele há dez anos, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior – ProFIS, que é um curso de ensino superior voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do ENEM. Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas é garantida uma vaga.  O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões.

O professor Marcelo frisou que os desafios são muitos e ratificou que de fato a universidade precisa se adequar a um público e a uma sociedade cada vez mais digitais e complexos. Defendeu cursos de graduação mais abrangentes, flexíveis, com mais formação geral. Enfatizou que é preciso sair da “bolha”, aproximar, envolver mais, “não estamos sabendo falar a linguagem da sociedade”, observou. Sobre os desafios e perspectivas sobre o futuro da educação superior, afirmou que é inevitável repensar a educação num contexto de multiplicidades, que a universidade do futuro perpassará, inevitavelmente, por uma educação híbrida.

Afirmou também que a pós-graduação brasileira ainda é jovem e, mesmo assim, já passou, como a própria educação brasileira, por outras crises como a que estamos vivenciando. “Em momentos de dificuldades a gente deve fazer mais e melhor o que a gente já faz”, destacou o professor.

Durante visita, o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, recebeu o professor Marcelo na Reitoria, acompanhado do professor Acir Mário Karwoski da UFTM, que junto à coordenação do PPGE articularam a vinda do reitor da Unicamp a Uberaba, registrando-se um relevante e oportuno momento de cooperação institucional.

Fotos: Marco Clemente/UFTM e divulgação.