Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dia Internacional da Mulher na UFTM destacou a representatividade feminina
Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher na UFTM destacou a representatividade feminina

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 09h12

A UFTM, por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH, realizou nesta segunda-feira, 9 de março de 2020, uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher na UFTM. O evento teve como proposta promover a integração entre servidoras e colaboradoras da UFTM, suscitar o debate de temas relevantes ao universo feminino, proporcionar o fortalecimento da autovalorização, bem como demonstrar a importância do papel feminino na instituição. O reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e a pró-reitora de Recursos Humanos, Réa Silvia Kizewski da Silva, abriram o evento que lotou o Auditório Safira no Prédio da Reitoria. Ratificaram o papel das mulheres no contexto da Universidade e a importância do momento.

Após uma apresentação poética, realizada pelo servidor Julio Cesar Oliveira Bernardo, uma oficina sobre autodefesa feminina, ministrada pelo mestre Faixa Preta 4º Grau em artes marciais, Julio Manhezo, envolveu todos os presentes. Por meio de dicas de defesa, apontamento de procedimentos de segurança pessoal e simulação de golpes, o professor instigou o público a ficar sempre mais atento nas situações do dia a dia: “pequenas atitudes, observação de detalhes, enfim, podem fazer uma grande diferença nas horas indesejadas”.

A palestra-show “Elas: no saber, no poder, no fazer e no querer", apresentada, na sequência, pela psicóloga e cantora Regina Basílio, trouxe um momento único de encantamento para os presentes. Alternando sua apresentação com músicas consagradas da MPB, momentos de reflexão e descontração, emocionou a atenta plateia. Instigou à autovalorização, ao reconhecimento da força intrínseca das mulheres, ao “ame ser mulher – eu me amo” como 1º mandamento de sucesso.

Aproveitando o ensejo do dia das mulheres, a Comunicação Social da UFTM levantou alguns dados sobre as mulheres na Educação Superior. Conforme o Censo da Educação Superior, referente a 2017, a predominância das mulheres na educação superior foi de 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação.

Na UFTM, em nosso quadro de servidores públicos, as mulheres representam 56,95% do quantitativo. Nos cursos de graduação, as mulheres são 58% de nossos estudantes;  na pós-graduação, 69%. No campo da pesquisa, dados do Censo da Educação Superior de 2018 demonstraram que, entre os 625 estudantes que fizeram atividade extracurricular de pesquisa, 412 foram do sexo feminino. Ainda de acordo com o Censo, entre aqueles que fizeram atividade extracurricular de pesquisa e receberam bolsa, dos 455, 295 foram do sexo feminino.

Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes de 2016 também já apontavam as mulheres como maioria entre estudantes de pós-graduação.  No âmbito da pós-graduação da UFTM, segundo dados da Biblioteca Central, entre dissertações e teses depositadas nos anos de 2018 e 2019, dos 309 trabalhos acadêmicos, 207 foram do sexo feminino.

Segundo a pró-reitora de Recursos Humanos, Réa Silvia Kizewski da Silva, o contexto ainda é de “ratificar lutas, numa realidade em que a mulher traz várias mulheres em si”. A palestrante Regina Basílio deixou claro em sua mensagem para as mulheres: “Que cada pulsar do teu coração possa dizer: eu sou mais, eu sou todas as coisas que eu quiser ser”.

Fotos: L. Adolfo/UFTM