Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fisioterapia da UFTM vai participar de pesquisa internacional sobre AVC

Fisioterapia da UFTM vai participar de pesquisa internacional sobre AVC

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 11h39

Os professores Gustavo Luvizutto e Luciane Sande, do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM, foram convidados pela Rede Brasil AVC, uma Organização não Governamental de Porto Alegre/RS, para participarem de um estudo multicêntrico internacional denominado AVERT Dose. O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança da intervenção precoce no Acidente Vascular Cerebral - AVC.

Professor Gustavo, Julie Bernhardt e professora Luciane (à dir.)

Os professores tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre o estudo e o protocolo de implantação na UFTM no evento Stroke Global Alliance, que acontece no Rio de Janeiro entre 11 e 14 de março. Eles conversaram diretamente com a pesquisadora responsável, Julie Bernhardt, do The Florey Institute, da Austrália e preencheram o documento feasibility, um formulário de viabilidade do estudo. O acordo foi firmado com a Rede Brasil AVC com anuência da pesquisadora australiana.

O estudo envolve a mobilização pela fisioterapia no paciente nas primeiras 48 horas a partir do evento do Acidente Vascular Cerebral. A terapia será dosada de formas diferentes entre os atendidos em centros de pesquisa e as diversas intensidades aplicadas em 2.500 pacientes serão comparadas no estudo.

Os centros estarão na Austrália, Europa, Estados Unidos e América Latina. No Brasil, serão de 10 a 12 centros, sendo o Hospital de Clínicas da UFTM um deles.

Será elaborado um contrato direto entre a UFTM e o instituto australiano de financiamento de recursos. A previsão de início do estudo é no segundo semestre de 2020.

Foto: Divulgação/UFTM