Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mestrado elabora guia de orientação de desempenho ao secretariado de cursos de IES
Pesquisa

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 11h19

A tese de dissertação de Mestrado “Estudo e proposição de ações para melhoria do desempenho de secretários de cursos em IES”, defendida no início do ano no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) da UFTM, por Meiv Sene Rosa, secretária executiva na Universidade, possibilitou a criação de um guia de ações norteador para o desempenho dos secretários de cursos de graduação na Universidade, no qual se discute a elaboração de ofícios, atas, tudo o que envolve o secretariado, além do arquivamento de documentos.

O estudo, orientado pela professora Ana Claudia Malpass, do departamento de Engenharia Química/ICTE, justificou-se diante da percepção da pesquisadora sobre as fragilidades e dificuldades no desempenho diário de secretários de cursos em IES. O objetivo central da pesquisa foi identificar essas dificuldades para embasar a elaboração de um guia de ações e de um curso de capacitação para a Instituição sobre o mesmo tema.

O projeto foi submetido ao CEP/UFTM e o questionário de oito questões abertas foi aplicado aos secretários de cursos de graduação. A partir da análise das respostas, foi possível construir o guia de ações e o projeto de curso de capacitação que será apresentado, oportunamente, à PRORH da UFTM. O guia será disponibilizado na página da UFTM e do PMPIT e servirá como instrumento de trabalho aos servidores da Universidade e de outras IES.

Destaca-se o ineditismo deste trabalho, uma vez que a pesquisa tem potencial para aplicabilidade do trabalho do secretário executivo. “Estes documentos serão instrumentos facilitadores do trabalho diário dos secretários de qualquer instituição de ensino e contribuirão para a oferta de serviço qualificado em órgãos públicos, à comunidade acadêmica e à sociedade”, concluiu Meiv.

Foto: Cairo Sene Santos