Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM dá início a especialização a distância em Pedagogia Universitária

UFTM dá início a especialização a distância em Pedagogia Universitária

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 15h59

A pós-graduação a distância em Pedagogia Universitária da UFTM iniciou as atividades no dia 28 de março, sábado, com aula inaugural transmitida para os alunos nos polos de Uberaba, Franca, Araxá, Jales e Ituiutaba. São 150 alunos, cada turma com 30, sendo o curso com carga horária total de 405 horas, desenvolvido utilizando o ambiente virtual de aprendizagem do moodle.

A abertura oficial contou com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e de Ensino, Carlo José Freire de Oliveira e Wagner Roberto Batista; o coordenador dos programas de Pós-Graduação Lato Sensu, Thiago Henrique Barnabé Corrêa; o coordenador  do Centro de Educação a Distância - Cead, Breno Lopes Molina, e a coordenadora do Curso, Waleska Dayse de Sousa. Na sequência, os alunos assistiram à  aula inaugural da disciplina de Introdução a EaD, proferida pelo professor  Vicente  Batista dos Santos Neto, que abordou o tema “Fatores estruturantes e evolução da EaD no Brasil.

De acordo com o coordenador do Cead, esse curso não teve o calendário suspenso diante da situação emergencial do Covid-19, apesar da possibilidade dada pela Capes, uma vez que as atividades do curso serão realizadas, em sua maioria, virtualmente, a exceção das atividades de intervenção no ensino superior que estão previstas para a fase final do Curso. Dessa forma, a coordenação da Especialização, juntamente com o Cead, decidiu por manter a oferta, adaptando os encontros presenciais para atividades on-line.

A especialização

Segundo a coordenadora Waleska Dayse, “o curso tem como objetivos centrais contribuir com a formação pedagógica de docentes universitários e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na gestão e/ou docência do ensino superior”.

Os recursos financeiros para custear bolsas de tutoria, docência, coordenação e também recursos de custeio são provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, uma vez que foi aprovado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/Capes/MEC, por meio do Edital nº5/2018/UAB/CAPES. Na UFTM, a pós-graduação foi aprovada em todas as instâncias internas.

A seleção de estudantes, tutores, professores e coordenação de curso foi feita mediante processos seletivos organizados pela equipe do Cead, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, seguindo as determinações da Capes. O processo seletivo dos alunos teve 600 candidatos inscritos.

“Na turma de Uberaba temos muitos professores da UFTM, um dos público-alvo do curso. Esses professores entenderam a necessidade de investir na sua formação pedagógica para a docência universitária, compreendendo que essa formação não ocorre na formação stricto sensu”, destaca a coordenadora.

De acordo com a proposta pedagógica da pós-graduação, durante o decorrer do curso, os alunos poderão optar entre três campos de atuação: gestão do ensino superior, metodologia de ensino em saúde e metodologia do ensino na exatas. O trabalho de conclusão de curso deve ser um projeto de intervenção no ensino superior.

Acreditamos que o curso marca para a UFTM a possibilidade de uma oferta em EaD qualificada, em que é possível ampliar as possibilidades de mediação existentes. Um dos fundamentos centrais dessa proposta pedagógica é justamente discutir a concepção tradicional de ensino, em que muitas vezes o modelo de ensino é centrado na exposição do conteúdo, com pouca articulação com a aprendizagem do estudante, muitas vezes numa posição passiva. Assim, espera-se que nesse curso seja possível construir a unidade ensino-aprendizagem, em que alunos e professores sejam ativos no processo, co-responsáveis por seus processos de transformação e desenvolvimento, afirma a coordenadora Waleska.