Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Tipos de máscaras: indicações de uso
Início do conteúdo da página
Tipos de máscaras

Tipos de máscaras: indicações de uso

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 12h06

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM e o Hospital de Clínicas, em ação consoante ao Comitê de Enfrentamento Institucional do Coronavírus HC-UFTM, produziram um vídeo explicando sobre o uso de máscaras para profissionais de saúde e para uso da comunidade ante a pandemia de coronavírus.

Segundo a enfermeira Alessandra Assis Lima, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e Qualidade Hospitalar do HC/UFTM, é imprescindível observar que a utilização de máscaras deve estar aliada às medidas básicas de prevenção, como distanciamento social,  higienização completa e constante das mãos e  etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com braço - jamais com as mãos). Para profissionais de saúde, entre outras peculiaridades técnicas, ainda são indicadas remoção de barba e não utilização de adornos, como pulseiras e anéis. 

Para profissionais de saúde são recomendadas, a depender do contexto de utilização e do tipo de procedimento, máscaras N95 ou similares, protetores faciais ou máscaras cirúrgicas. Para o uso comunitário, é recomendado que as máscaras sejam confeccionadas  com camada dupla de tecido ou TNT, observando-se sempre ajustes necessários com elásticos e fitas.

Alessandra Assis Lima - chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e Qualidade Hospitalar do HC/UFTM

As máscaras caseiras, para uso específico da comunidade, segundo Alessandra, podem ajudar porque desempenham a função de barreira impedindo a livre aspersão de gotículas de saliva no meio ambiente, desde que cobrindo adequadamente boca e nariz.

Foto: SeMEC/PROEXT/UFTM

Fonte: HC/Comitê de Enfrentamento Institucional do Coronavírus HC-UFTM

Mais informações:

Acesse o vídeo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=jKAkm9cISNg&feature=youtu.be

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página