Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dia C da Ciência tem ação contínua na UFTM

Dia C da Ciência tem ação contínua na UFTM

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 15h09

Com o objetivo de mostrar como o conhecimento produzido na Universidade pode mudar a vida das pessoas, o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – Foprop criaram o Dia C da Ciência. Trata-se de uma mobilização nacional que acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  Universidades e institutos tecnológicos federais que desenvolvem pesquisa no país se unem para informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições também são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico nacional.

Há quatro anos, buscando alcançar esse objetivo, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM iniciou um trabalho junto às  escolas estaduais e municipais de Uberaba. Alunos dos programas de pós-graduação da UFTM, bem como alunos de Iniciação Científica, a cada ano, visitam as escolas para compartilhar suas experiências dentro da Universidade e, também, divulgar suas pesquisas para alunos do Ensino Médio e Fundamental II. Esse trabalho é realizado com o apoio da Superintendência Regional de Ensino - SER e da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José  Freire de Oliveira, “o retorno do Dia C da Ciência vem superando as expectativas e, cada vez mais, as escolas estaduais e municipais têm procurado compreender e conhecer as atividades que envolvem ciência e construção do conhecimento na UFTM”. Assim, com o intuito de oferecer essa informação e um maior esclarecimento sobre as missões, visões e valores da Instituição, neste ano, a Pró-Reitoria transformou as ações do Dia C da Ciência em uma ação contínua de maneira a fomentar cada vez mais a comunidade,  destaca.

Uma alternativa para atender a essa demanda foi o compromisso de alunos e professores que terão a oportunidade de produzir e divulgar suas pesquisas, ao longo do ano, por meio de pequenos vídeos com linguagem apropriada para toda a comunidade, esclarece o professor Carlo José. Os alunos da rede pública serão incentivados a acessar os vídeos das pesquisas que serão veiculados no canal do Serviço de Mídia em Extensão e Cultura - SeMEC da UFTM, no Youtube, acessando a playlists UFTM: Ciência para todos, todo dia!, e  também terão a oportunidade de conhecer a Universidade.

Para informações sobre a divulgação de pesquisa, os interessados devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Neste ano, a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, marcada para o período de 20 e 25 de outubro em todo Brasil, terá como tema “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, e o Dia C da Ciência acontecerá no dia 21 de outubro.

Acesse os vídeos que serão publicados semanalmente em UFTM: Ciência para todos, todo dia!