Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > ACI divulga edital de bolsas para discentes de graduação

ACI divulga edital de bolsas para discentes de graduação

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h20

A UFTM, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional – ACI, publicou edital referente ao processo seletivo para o programa “Bolsas ibero-americanas para estudantes de graduação” - Santander universidades – Edição 2020.

A inscrição, obrigatoriamente, deverá ser realizada no sítio eletrônico do Santander e na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM. Os candidatos que se inscreverem em um só local terão suas candidaturas canceladas. Em primeiro lugar, a inscrição deverá ser realizada no sítio eletrônico do Santander portal https://www.becas-santander.com/pt, quando o candidato irá gerar um comprovante de inscrição que utilizará no segundo momento da inscrição, na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM,  no período de 15 de julho a 21 de agosto de 2020, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Em Uberaba, será na sede da Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM, situada na Av. Getúlio Guaritá, 159, Bairro Abadia; para alunos do Campus de Iturama, na Secretaria Acadêmica, situada na Av. Rio Paranaíba, 1295.

No ato da inscrição nas unidades da UFTM, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: a) comprovante de inscrição no sítio eletrônico do Santander; b) ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo II do edital); c) cópia do RG e CPF; d) histórico escolar atualizado expedido pelo sítio da universidade durante o período de inscrição, contendo o Coeficiente de Rendimento Acadêmico e a porcentagem de carga horária cursada; e) declaração de concordância de candidatura assinada e carimbada pelo coordenador do curso de graduação (Anexo III do edital); f) Currículo Lattes, acompanhado de documentação comprobatória. Serão aceitas inscrições efetuadas pessoalmente pelo candidato ou por procurador.

Excepcionalmente, caso a UFTM não retorne às atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, as inscrições serão realizadas por meio eletrônico, com o envio da documentação discriminada no subitem 4.3.1 do edital para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

São pré-requisitos para se candidatar: a) ser maior de 18 (dezoito) anos; b) estar regularmente matriculado e com frequência regular em um dos cursos de graduação da UFTM durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do programa; c) possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 8,0 (oito); d) ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária total do curso; e) não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional, inclusive programas promovidos pelo Santander.

A seleção dos candidatos terá três etapas de avaliação: a primeira, de análise da documentação apresentada pelo candidato quanto ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital; a segunda etapa, nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico; e a  terceira etapa, análise do Currículo Lattes, conforme critérios expressos no edital. O resultado está previsto para 9 de setembro.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior com as quais a UFTM mantém acordos de cooperação e que participam do Programa de bolsas ibero-americanas - Santander universidades. É preciso que o candidato observe a compatibilidade  do curso entre a UFTM e a instituição pretendida.  Há opções de universidades na Colômbia, no Chile, na Espanha, em Portugal e no Uruguai. O edital prevê prova de língua espanhola para candidatos que pleitearem instituições em países que a tenham como idioma oficial.  O bolsista deverá utilizar a bolsa até o final da vigência do convênio de viabilização do Programa, ou seja, até 31 de dezembro de 2021, sendo  vedada a prorrogação da mobilidade.

Para mais informações quanto a procedimentos, normas e demais prazos e orientações, os candidatos interessados deverão acessar e realizarem leitura na íntegra do EDITAL Nº 03/ACI/REITORIA/UFTM - SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2020

Assunto(s): Bolsas. Santander , ACI.