Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Núcleo de Atenção Estudantil em Saúde promove ações de acolhimento em grupo
Acolhimento

Núcleo de Atenção Estudantil em Saúde promove ações de acolhimento em grupo

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 08h39

* O “Grupo Vivências: Ser Universitário na Pandemia”, formado pela equipe de Psicologia do Núcleo de Atenção Estudantil em Saúde - Naes, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace, iniciou em maio de 2021 um projeto contínuo de acolhimento para estudantes de graduação, pós-graduação e cursos técnicos da UFTM, que segue acontecendo todas as terças e quintas-feiras, entre 17h30 e 18h30. As atividades ocorrem pelo Google Meet.

Segundo a equipe do Naes, diante de um quadro de angústias percebidas e da percepção da necessidade de ampliação de espaços para trocas entre estudantes no contexto universitário durante o período de pandemia da Covid-19, o objetivo é acolher as diferentes experiências de estudantes nesse momento.

O grupo é aberto, ou seja, não é restrito às pessoas que participaram  de encontros anteriores. Os participantes podem se manter ou mudar a cada dia. No formulário de inscrição, o estudante interessado deverá informar seu e-mail, para o qual será enviado o link para acesso no Google Meet ao grupo.

A equipe de Psicologia do Naes destaca a importância de atividades que possibilitem o acolhimento das experiências difíceis vivenciadas nesse contexto de pandemia, que envolve distanciamento social, mudanças na rotina de estudos, adaptação às aulas remotas, aumento crescente do medo e da ansiedade, preocupações financeiras e econômicas, dentre outras questões mais particulares que têm afetado consideravelmente a saúde física e mental dos estudantes. Dessa forma, a equipe, que  já atua na universidade diretamente com esse público, acredita que, além de ampliar as possibilidades de acolhimento, há muita riqueza na troca de experiências, potencialmente reduzindo o sentimento de solidão.

Para inscrever-se, basta preencher FORMULÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO e aguardar o contato das organizadoras via e-mail com informações para acesso ao grupo.

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

*matéria atualizada em 9 de setembro de 2021 a pedido do Naes.

registrado em:
Assunto(s): Acolhimento , Naes , Proace , Vivências.