Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Agronomia de Iturama inicia pesquisa sobre produtividade na cultura de girassóis
Pesquisa

Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 10h46

O Projeto de Pesquisa “Manejo e tecnologias aplicadas à cultura do girassol”, coordenado pela professora do curso de Agronomia do campus de Iturama, Vanessa Cury Galati, iniciará o cultivo da variedade de girassol multissol na Fazenda Escola da UFTM.

Este trabalho que começou em janeiro de 2021 tem como objetivo aplicar diferentes técnicas de manejo e tecnologias nas diversas áreas da fitotecnia para tentar garantir melhor produção e qualidade dos grãos, assim como associar melhores técnicas de conservação pós-colheita para manutenção das hastes de girassóis.

A cultura do girassol

A cultura do girassol destaca-se mundialmente como a quinta oleaginosa em produção de matéria-prima, ficando atrás somente das culturas de soja, colza, algodão e amendoim. É a quarta oleaginosa em produção de farelo depois da soja, colza e algodão e a terceira em produção mundial de óleo, depois da soja e colza.

O girassol pode ser utilizado em diversas finalidades, como flor ornamental, grãos in natura e farelo (ração) para alimentação de aves, suínos e bovinos, além de forragem e silagem. Também pode ser consumido na alimentação humana in natura, em grãos tostados, salgados e envasados. Além disso, apresenta características desejáveis do ponto de vista agronômico, como ciclo curto, ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas (relativo a clima e solo), rusticidade e resistência à seca.

A pesquisa

O experimento está sendo implantado na Fazenda Escola da UFTM, campus Iturama-MG, e será avaliada a parte de manejo com a adubação do girassol e a parte de pós-colheita das hastes em solução de manutenção. A pesquisa irá verificar se a adubação interferirá na produtividade do girassol e estudar-se diferentes métodos de conservação poderão influenciar na longevidade de hastes da planta.

Serão avaliados número de plantas, diâmetro de parte do vegetal, produtividade, perda de massa fresca, longevidade e conteúdo relativo de água. “Para o sucesso na produção, a adubação é um fator fundamental, e entender o comportamento da cultura nos solos é importante para se alcançar altos índices de produtividade”, explica Galati.

Os resultados do projeto também levam em conta a economia regional baseada no plantio de girassol. “O cultivo de flores de corte pode ser uma alternativa de renda aos pequenos produtores por não demandar grandes áreas, proporcionar maior retorno econômico e fixar a mão-de-obra no campo. A grande diversidade de ambiente permite o cultivo de flores. Neste aspecto, o intuito de se obter novas áreas para o processo produtivo tem sido um dos fatores de maior importância para expansão da produção de grãos e flores de corte”, ressalta a pesquisadora. "Este projeto é amplo e envolve diferentes áreas de estudos da UFTM, campus Iturama, podendo contribuir muito para a economia da região Pontal do Triângulo Mineiro, além de ampliar o conhecimento e difusão de informações para os discentes que participam do projeto".

Fotos: Danielle Alves/campus Iturama