Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Relatório revela 68% das ações realizadas ou em execução do PLS 2019
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

Relatório revela 68% das ações realizadas ou em execução do PLS 2019

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 09h15

A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFTM – CGPLS divulgou um documento que traz os resultados do desenvolvimento das ações propostas no Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS-2019. Conforme o Relatório de acompanhamento do PLS-2019, na UFTM 51,2% das ações propostas foram realizadas, 17,4% estão em andamento, 10,5% foram suspensas, 16,3% não foram realizadas e 4,6% não tiveram sua situação informada pela unidade responsável.

O PLS é um instrumento consultivo e democrático de planejamento com potencial para auxiliar a UFTM a estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos em toda a sua estrutura administrativa e operacional. Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes devem elaborar o PLS. O PLS-2019 da UFTM, com previsão anual, teve vigência até 2020.

Para organizar o acompanhamento do Plano de Gestão de Logística Sustentável foram instituídos oito programas sustentáveis, sendo eles: “compras sustentáveis” (11 ações), “uso racional de energia” (5 ações), “gestão de águas e efluentes” (5 ações), “obras e manutenção predial” (8 ações), “deslocamento eficiente” (3 ações), “gestão de resíduos” (25 ações), “qualidade de vida no ambiente de trabalho” (12 ações) e “educação ambiental” (17 ações). Das 86 ações propostas no PLS 2019 da UFTM, 44 foram realizadas, 15 estavam em andamento, 14 não foram realizadas, 9 foram suspensas e 4 não tiveram sua situação informada pela unidade responsável. Para o vice-presidente da CGPLS, Marcelo Fuly Batista, o resultado final é positivo. “Eu destaco o empenho dos servidores para colocar em prática o plano de ações, mesmo com a crise sanitária enfrentada no País, ressaltando que apenas 14 das 86 ações propostas não foram realizadas”, concluiu.

Confira alguns destaques entre as ações do Relatório

Carro adquirido por consulta ao fórum eletrônico
Foto: Divulgação/UFTM

 

No Programa de Compras Sustentáveis, a UFTM realizou ações para verificar a disponibilidade e a vantagem de reutilização de bens, por meio de consulta ao fórum eletrônico de materiais ociosos do governo federal antes de iniciar um processo de aquisição. Como resultado dessa iniciativa, em 2020 a Universidade pleiteou três veículos que estavam disponíveis no sistema da Polícia Federal no Rio Grande do Norte. Os veículos foram trazidos para Uberaba, com o transporte pago pela UFTM, e estão em processo de regularização para utilização.

 

Lâmpadas LED na área externa do campus de Iturama
Foto: Abimael Rubinho/campus Iturama

O Programa de uso racional de energia deu início ao trabalho contínuo de buscar a ampliação da adoção de lâmpadas de LED nas edificações da UFTM, tanto em novas instalações como a substituição gradativa nas demais unidades da Instituição. Segundo o relatório, já foram realizadas substituições na Unidade da Praça Manoel Terra e no Centro Educacional em Uberaba. A obra de implantação do Campus Iturama, em 2020, foi realizada com esse sistema de iluminação.

 

Auditório Turmalina da UFTM com lâmpadas LED
Foto: Edmundo Gomide/ UFTM - Auditório Turmalina

Outra proposta prevista no PLS e realizada com foco na utilização de energia limpa, sustentável e renovável foi a instalação de usinas solares fotovoltaicas para a geração de energia na Unidade Univerdecidade, iniciada em 2020, com incentivo do governo federal, conforme aponta o relatório. São 21 usinas e do total de 1008 painéis solares já foram instalados 715 (71%), e a parte de estrutura está 100% concluída. Além disso, iniciou-se estudo para instalação de 15 novas usinas fotovoltaicas, já em fase de contratação, ficando evidenciado que permitirão significativa economia de energia elétrica. Ainda de acordo com o documento, está em curso um processo para aquisição de usinas fotovoltaicas a serem instaladas no Campus da UFTM em Iturama.

 

Placas fotovoltaicas na unidade Univerdecidade
Foto: Divulgação/UFTM - Unidade Univerdecidade

No Programa de Gestão de Águas e Efluentes, uma das ações realizadas e em andamento na Instituição é a pesquisa sobre a viabilidade de instalar equipamentos eficientes para a redução do consumo de água, como torneiras autorreguláveis e descarga de comando duplo nos vasos sanitários. De acordo com o relatório, a UFTM tem adotado o uso de torneiras autorreguláveis em suas obras. As construções recentes da UFTM (Centro de pesquisas Prof. Aluísio Rosa Prata, Centro Educacional, Consultórios Odontológicos, Herbário, Unidade Univerdecidade, Campus Universitário de Iturama – sede própria) possuem torneiras autorreguláveis.

No Programa de obras e manutenção predial, entre as ações, a UFTM realizou a contratação de empresa especializada qualificada, visando à manutenção das áreas verdes da Universidade. Além disso, o curso de Engenharia Ambiental realizou ações de arborização do sistema viário implantado na Unidade Univerdecidade.

No Programa de Deslocamento Eficiente, foram construídos bicicletários na Unidade Univerdecidade, a fim de estimular o uso de bicicletas. As estruturas também serão disponibilizadas para o Campus de Iturama.

No Programa de Gestão de Resíduos, destacou-se a elaboração da minuta da normativa de resíduos químicos perigosos, atualmente em fase análise na Divisão de Regulamentação e Normatização – DRN, que busca padronizar a gestão dos resíduos químicos perigosos em todos os laboratórios da Universidade. A contratação de empresa especializada permitiu a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos perigosos que estavam armazenados no Campus de Iturama.

O Programa de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho conseguiu realizar 66% das ações propostas, adaptando as atividades para o formato virtual em 2020. Entre as ações, os programas Gera Vida, Outubro Rosa e Mostra de Saúde foram realizados com sucesso. As atividades que dependem de atendimento presencial, como o programa de vacinação, tiveram de ser suspensas em razão da pandemia da Covid-19.

Pelo Programa de Educação Ambiental, a partir de 2020, os editais da PROEXT passaram a conter regras para que os proponentes enquadrem seus projetos em pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Outra importante ação implementada que estava prevista foi a realização de palestras para a comunidade acadêmica sobre sustentabilidade e manejo adequado de resíduos perigosos na Instituição.

Acesse o relatório completo na página do PLS da UFTM: http://uftm.edu.br/proplan/planejamento-e-desenvolvimento/planejamento-estrategico/pls/acompanhamento-das-acoes

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página