Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Abertas as inscrições para curso de organização da vida acadêmica

Abertas as inscrições para curso de organização da vida acadêmica

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 08h17

Estão abertas as inscrições para participar do curso do projeto de ensino da UFTM “Organização da vida acadêmica - Ano II”. São 100 vagas por semestre para os discentes de graduação e para discentes e egressos dos programas de pós-graduação da UFTM.

Segundo a coordenadora do projeto, a docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada, Luciane Fernandes, estudos ressaltam que a procrastinação influencia negativamente o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico, levando também a índices elevados de ansiedade, angústias, frustrações e irritação.

Desta forma, o projeto tem como objetivos:

- Impactar positivamente no desempenho acadêmico dos discentes, por meio de conhecimentos sobre procrastinação, organização e planejamento acadêmico;

- Auxiliar na permanência e no êxito dos estudantes na UFTM à medida que são estimulados a realizar uma autoavaliação, buscando entender o que os levam a procrastinar e a não planejar, e todas as consequências destes comportamentos;

- E, por fim, estimular a mudança de comportamento frente as ferramentas apresentadas.

O projeto contempla duas etapas. A primeira visa capacitar quatro discentes de graduação (um bolsista e três voluntários) em relação a temas e ferramentas sobre organização acadêmica, para que sejam capazes de colaborar na condução e execução do curso de organização acadêmica que será oferecido durante o período de execução do projeto. Na segunda etapa, oferece um curso de organização acadêmica de 30 horas, por semestre, sendo 22 horas assíncronas e 8 horas síncronas. Tanto a capacitação dos discentes do projeto quanto os cursos de organização utilizam abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas, com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

“Com o início da pandemia eu senti que os alunos das minhas disciplinas estavam desmotivados, perdidos. Como eu já trabalhava esse tema de organização com os meus orientados de Mestrado, IC, TCC, resolvi enviar uma proposta de projeto de ensino para a Pró-reitoria de Ensino (Proens) no ano de 2020. O curso foi muito bem avaliado pelos alunos e, com isso, uma proposta de realizar dois cursos neste ano de 2021 foi enviada ao Edital do PROENS e foi aprovada com bolsa”, comentou a docente.

Raiana Nalim Resende, aluna do 5º período da graduação da Fisioterapia, fez o curso no primeiro semestre de 2021. “Foi ótimo! Contribuiu com minha vida acadêmica e vai continuar contribuindo. A organização é um processo e participar do curso foi de grande importância para eu ter esse start. Consegui me entender melhor, avaliar o que funcionava para mim, o que eu preciso mudar e adaptar”, comentou a discente.

Inscrições

As inscrições para a Turma B (2º semestre) começam hoje, dia 5 e terminam dia 9 de julho. Para se inscrever, o interessado deve preencher e enviar formulário on-line disponível na Bio do Instagram @gepmaouftm, ou no site http://www.uftm.edu.br/ics/departamentos/dfa

Link para inscrição: https://forms.gle/HLAzSU4qR5ZTAg5v9

A carga horária do curso, de 30 horas, será dividida em:

- 22 horas pela plataforma Google sala de aula

- 8 horas on-line pelo Google Meet

O endereço da aula síncrona será disponibilizado no Mural da Plataforma Google Sala de Aula. As aulas começam dia 16 de agosto e terminam 23 de dezembro de 2021.