Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos de vários países farão cursos da UFTM de programa de mobilidade internacional da Andifes
Internacionalização

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 10h48

Mais de cem alunos do Brasil e de diversas nacionalidades se inscreveram para participar de três cursos oferecidos pela UFTM no âmbito do Programa Destino Brasil do edital de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes. Os cursos acontecerão nos meses de julho e agosto de 2021. O Programa prevê a oferta de cursos com duração de seis semanas por plataforma 100% digital.

As planilhas com informações sobre os inscritos foram enviadas pela Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais - Daeinter/Andifes para a Assessoria de Cooperação Internacional – ACI/UFTM. Os cursos selecionados foram divulgados a parceiros internacionais e aos membros das comunidades acadêmicas das IFES brasileiras.

Para o curso Brazilian Zebu cattle, biotechnologies and advances in Science, ministrado em língua inglesa pelo professor Andre Penido Oliveira,  inscreveram-se 13 alunos de países da América do Sul.

No curso Biology and behavior of vectors transmitting tropical diseases in Brazil, ministrado em inglês pelo professor Wendell Sérgio Ferreira Meira, foram 33 inscritos de países da América Latina e França.

E no curso Conversação níveis básico e intermediário a partir de aspectos da cultura brasileira: preparação para o exame CELPE-BRAS (parte oral), ministrado em inglês e português pelos professores Acir Mário Karwoski e Juliana Bertucci Barbosa, inscreveram-se 73 alunos de países da América Latina, da África, da Europa, Estados Unidos, China e Líbano.

Wendell Sérgio Ferreira Meira, coordenador da ACI, comemora a diversidade de nacionalidade dos inscritos. “Essa é uma excelente oportunidade para alcançar alunos de países com os quais ainda não temos nenhuma atividade em cooperação e que certamente vai abrir portas para ações futuras que contribuirão muito com o processo de Internacionalização da UFTM”, ressaltou Wendell.

De acordo com orientação da Andifes, os professores ministrantes devem entrar em contato com os alunos inscritos, informando os links de acesso às plataformas a serem utilizadas no curso, bem como informando os dias e horários dos encontros síncronos, se necessário.

Sobre o Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes

Os cursos serão oferecidos em língua estrangeira e prioritariamente às comunidades acadêmicas das instituições estrangeiras parceiras das IFES brasileiras. Os cursos serão oferecidos tanto a alunos, docentes e staff estrangeiros das universidades parceiras quanto a alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros, provenientes das instituições que aderiram à proposta.

Ao final do Programa, tanto os participantes como os ministrantes serão certificados pela Andifes e pelas instituições proponentes dos cursos ofertados.

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.