Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dias nacionais da Ciência e do(a) Pesquisador(a) serão celebrados nesta quinta-feira
Ciência e Pesquisador(a)

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 14h24

No próximo dia 8 de julho, quinta-feira, será celebrado em Minas Gerais o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional da Pesquisadora e do Pesquisador, um dia inteiro para falar e pensar a ciência. Vários temas serão abordados e a programação será muito criativa e interessante, voltada para professores, estudantes e demais interessados.

A iniciativa é da SBPC Minas, com o apoio da Rede Mineira de Comunicação Científica - RMCC, da qual faz parte como representante da UFTM o professor Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene. É um momento importante e necessário para a ciência sair das universidades e institutos de pesquisa para que toda a sociedade possa compreendê-la e defendê-la.

Segundo os organizadores, a participação no evento é aberta e gratuita. Apenas interessados em receber certificado ou em participar das oficinas deverão preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO .

As palestras e oficinas tratarão de temas diferentes como iniciação científica nas escolas, feiras de ciências on-line, robótica, astros, ilustrações, como diferenciar notícias verdadeiras de falsas sobre temas de ciência entre outros assuntos de relevância.

A comemoração do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional da Pesquisadora e do Pesquisador, como afirmado, é uma iniciativa do coletivo "Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento em Minas Gerais" (CTSmov MG), liderado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  - SBPC em Minas Gerais. Participam desse coletivo várias instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, sindicatos docentes e movimentos estudantis do estado. O Dia da Ciência e do Pesquisador celebra o dia da fundação da SBPC, entidade que tanto luta pela valorização da ciência no Brasil.

Informações completas estão disponíveis no link: https://www.ctsmovmg.net.br/dia-da-ciencia/dia-da-ciencia-2021

PROGRAMAÇÃO: